Os sinônimos para uma boa praia é areia branca, água cristalina e mar bem azul. E nesses quesitos, a região de Sarasota, nos Estados Unidos
, marca nota máxima. Localizada no estado da Flórida, o condado possui algumas das praias mais bonitas do mundo.
Sarasota conta com cerca de 52 mil habitantes, mas a pequena região atrai turistas de diversos lugares do mundo. Em 2023, o condado chegou a registrar 3,2 milhões de vistantes.
Além das belas praias, Sarasota é buscada por turistas amantes de botânica e artes, com muitas visitações aos jardins, galerias de arte, museus e shows. Sua proximidade com a arte o fez ser conhecido como Costa Cultural da Flórida. Entretanto, são as praias o grande chamariz.
Há cerca de duas horas de
Orlando
, a paisagem chama atenção com um mar azul cintilante — influenciada por sua localização à beira do Golfo do México
— e a areia mais branca e fina do mundo. Siesta Key foi considera como a praia com a areia mais branca e fina do mundo por conta de sua composição, que é feita massivamente de cristais de quartzo transparentes e incolores.
Visitantes descrevem a areia como se fosse talco de tão fina. A composição da areia faz com que ela nunca fique quente, sendo agradável para aproveitar os dias mais ensolarados.
Aos amantes de fotos ao pôr do Sol, a Lido Beach é a melhor, mesmo que a Siesta Key Beach seja a detentora-mor dos prêmios. A Siesta Key está no ranking da TripAdvisor, às vezes entre as melhores praias dos Estados Unidos e às vezes entre as melhores do mundo. Mas o auge foi em 2024, quando a TripAdvisor Travelers’ Choice Awards a considerou como a segunda melhor praia do país e a nona do mundo.
Clima praiano em Sarasota
A região é conhecida por trazer um clima praiano, porém sem deixar a elegância de lado. O grande exemplo é a St. Armands Circle, uma rotatória localizada há duas quadras da Lido Beach, formada por mais de 130 lojas de roupas, bares, sorveterias e restaurantes. Uma espécie de shopping a céu aberto com vista para o mar.
O jardim botânico na beira da baía de Sarasota, o Marie Selby, entrega diversão e beleza aos visitantes, com borboletário, jardim de bambu, bromélias e jardim tropical, tudo com uma vista para o mar.
Um aspecto que evidencia que Sarasota vai além das suas praias é uma atração verdadeiramente única: The Ringling, uma propriedade que pertenceu ao milionário norte-americano John Ringling e que se assemelha mais à
Europa
do que aos Estados Unidos.
É possível dedicar um dia inteiro explorando suas instalações. A área se transformou em um complexo que abriga uma mansão em estilo gótico veneziano com 56 cômodos, extensos jardins espalhados por 267 mil m², um roseiral, fontes ornamentais, um teatro italiano do século 18 — importado diretamente da
Itália
, originalmente situado em um palácio renascentista em Asolo, próximo de
Veneza
, e posteriormente remontado na propriedade em Sarasota —, além do museu John and Mable Ringling Museum of Art, composto por 31 galerias.