Morreu neste sábado (6), o cartunista Ziraldo, aos 91 anos, criador do personagem célebre “O Menino Maluquinho” e “Turma do Pererê”. Segundo familiares, o desenhista morreu enquanto estava dormindo, na residência dele, localizada no bairro da Lagoa, Zona Sul do Rio de Janeiro.
O humorista estava fora da vida pública desde 2018, quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A causa da morte não foi revelada.
Nascido em 24 de outubro de 1932 em Caratinga, Minas Gerais, o jornalista deixa um legado na cultura brasileira, colecionando passagens importantes como a fundação do jornal “O Pasquim”, um dos veículos de destaque a fazer oposição à ditadura militar.
Já na infância Ziraldo Alves Pinto demonstrava talento de artista. Aos 6 anos, publicou um desenho no jornal Folha de Minas. Anos depois, aos 17 anos, se mudou para o Rio de Janeiro onde desenhou contos para uma revista chamada Coração. Em 1954, ganhou uma página de humor no jornal mineiro que publicou pela primeira vez.
No início da década de 60, o cartunista colecionou passagens pelas revistas A Cigarra, O Cruzeiro e o Jornal do Brasil. Foi nesse momento que surgiu a primeira revista em quadrinhos 100% colorida e produzida no Brasil, a “Turma do Pererê”. Com a chegada da ditadura militar, em 1964, a revista foi cancelada.