sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Campo Grande
26°C

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

SpaceX traz novas imagens de voo do foguete Starship em vídeo

Danielle Cassita

SpaceX traz novas imagens de voo do foguete Starship em vídeo

Um novo vídeo da SpaceX
revela momentos inéditos do terceiro teste de voo do foguete Starship
. O poderoso veículo foi lançado em março nas instalações de Starbase, no sul do Texas, enquanto centenas de entusiastas na região acompanhavam tudo.

Nesta missão, o propulsor Super Heavy e o Starship, a espaçonave propriamente dita, se separaram corretamente. Após esta etapa, o Starship seguiu viagem pelo espaço e alcançou velocidade orbital pela primeira vez.

Estes e outros destaques foram recordados pela SpaceX na descrição do vídeo. “O Starship continuou e experimentou sua primeira reentrada do espaço, fornecendo dados valiosos sobre aquecimento e controle do veículo durante a reentrada hipersônica”, explicaram.


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/

Já as imagens da entrada pela atmosfera, transmitidas ao vivo, “foram possíveis graças aos terminais Starlink operando no Starship”, acrescentou a SpaceX. A empresa vem trabalhando na megaconstelação de satélites Starlink
com o objetivo de fornecer internet de alta velocidade e baixa latência a usuários em todo o mundo — incluindo aqueles em regiões remotas.

No entanto, os motores do Super Heavy não funcionaram após a reentrada na atmosfera, o que causou a perda do propulsor. O Starship, por sua vez, deveria ter descido ao oceano Índico cerca de uma hora após o lançamento, mas a SpaceX perdeu contato com o veículo durante a reentrada. Mesmo assim, o teste de voo e seus resultados foram considerados um grande sucesso.

Na quinta-feira (4), a SpaceX anunciou em uma publicação no X, o antigo Twitter
, que um protótipo do Super Heavy foi levado para a plataforma de lançamentos em Starbase. É provável que, em breve, o booster passe por uma ignição estática, um procedimento necessário antes de um novo teste de voo.

Quando estiver finalizado, o Starship
promete se tornar o maior e mais potente foguete já criado. O veículo deve ser usado para levar pessoas e cargas à Lua e a destinos ainda mais distantes, como Marte.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:



Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas