Se você quer mergulhar no mundo dos carros eletrificados
, tem obrigatoriamente que conhecer os principais termos que definem os diferentes tipos de veículos que existem no segmento dos EVs ( Electric Vehicles
).
O primeiro deles, chamado de BEV ( Battery Electric Vehicle
), já apresentamos por aqui
. Agora, dando continuidade à “sopa de letrinhas”, chegou a hora de explicarmos, de forma simples, o que é um carro PHEV.
Assim como fizemos no conteúdo dedicado aos carros eletrificados classificados como BEVs, vamos, antes de tudo, esclarecer para você o que quer dizer a sigla PHEV.
–
Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
O que significa a sigla PHEV?
PHEV vem do inglês Plug-in Hybrid Electric Vehicle
, que em português significa Veículo Elétrico Híbrido Plug-in. E o que é plug-in, no caso? A classificação plug-in é justamente a principal semelhança com o carro eletrificado BEV, como dissemos em um pequeno spoiler no conteúdo anterior.
Alguns carros eletrificados do tipo PHEV figuram constantemente na lista de híbridos mais vendidos do Brasil
. É o caso do BYD Song Plus DM-i
e, também, do GWM Haval H6 GT
, seu rival direto. Ambos são de origem chinesa
, e já estão bem conceituados em nosso mercado.
O que é um carro PHEV?
Um carro PHEV, assim como um BEV, que é um carro elétrico puro, precisa utilizar uma fonte externa — tomada caseira, Wallbox ou eletroposto — para obter a recarga completa de suas baterias.
Apesar de também utilizar a frenagem regenerativa para recuperar parte da autonomia e, consequentemente, aumentar o alcance, o uso da energia elétrica via fonte externa é mandatório.
O carro PHEV tem diferenças importantes em relação aos carros híbridos leves, também chamados de HEVs, mas falaremos sobre isso em um próximo conteúdo para fechar a “sopa de letrinhas” dos EVs.
Um pequeno spoiler: os carros híbridos plug-in (PHEVs) possuem, via de regra, baterias maiores e com maior capacidade que os HEVs e, portanto, podem rodar certas distâncias apenas com o uso do motor elétrico.
As outras diferenças em relação aos carros com motorização HEV a gente conta logo mais. Fique ligado!
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: