sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Campo Grande
27°C

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Milk shaming: ‘bullying’ contra o leite cresce no TikTok mas campanhas valorizam o produto

O movimento “milk shaming”, que é contrário ao consumo de leite de vaca, destacou-se no TikTok ao criticar pessoas que consomem o produto, demonizando a produção leiteira. Nos Estados Unidos, as ações se intensificaram recentemente, motivando o setor leiteiro a iniciar uma campanha em defesa do produto.

Por aqui, o Canal Rural tomou a dianteira e partiu para a valorização dessa cadeia tão importante para a economia do país e para a saúde da população. Siga o fio dessa história!

Usuária do tiktok falando sobre pessoas que bebem leite de vaca

Origem do ‘milk shaming

Originado no TikTok, o “milk shaming” se espalhou por outras redes sociais expondo consumidores de leite a uma forma de bullying digital. 

Podendo ser traduzida como “vergonha do leite”, essa ação é impulsionada majoritariamente pela comunidade jovem, que utiliza informações inverídicas para criticar tanto consumidores do produto, quanto profissionais do setor leiteiro.

Usuário do Tik Tok explicando os hábitos de consumo da geração z

Reação da indústria leiteira americana

O setor lácteo americano iniciou uma campanha publicitária em novembro de 2023, denominada de OK2MILK. A ação busca trazer o respeito a diferentes escolhas alimentares. 

Com o apoio da atriz Queen Latifah, a iniciativa é do Programa Nacional de Promoção do Processador de Leite Fluido, uma criação do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).

Situação do leite no Brasil

Para analisar o cenário brasileiro, a Embrapa monitorou as menções ao leite na plataforma “X”, identificando que 71% das publicações sobre o produto são positivas, enquanto 15% são neutras e apenas 14% são negativas. 

Orgulho do leite brasileiro

Antecipando-se a tendências similares no Brasil, o Canal Rural tomou a iniciativa de lançar uma campanha nas redes sociais, visando reforçar a importância do setor leiteiro nacional com a hashtag #OrgulhodoLeiteBrasileiro.

Para participar dessa celebração do setor leiteiro e se contrapor ao “milk shaming”, basta publicar uma foto nas redes sociais com a hashtag #OrgulhodoLeiteBrasileiro, contribuindo para ampliar a relevância da pecuária leiteira no Brasil e no mundo. 



Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas