domingo, 25 de maio de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Renderização de jogos será feita totalmente por IA até 2034

Daniel Trefilio

Renderização de jogos será feita totalmente por IA até 2034

Segundo Jensen Huang, a indústria está a apenas 10 anos de atingir o nível de tecnologia
para que todos os pixels de jogos sejam renderizados por Inteligência Artificial. O CEO da NVIDIA apresentou sua projeção para o setor de games durante a GTC 2024
, reforçando informações de executivos regionais obtidas pelo Canaltech
com exclusividade em outubro de 2023

.

Apesar de o foco da GTC 2024 ter sido no lançamento das GPUs e servidores para IA GB200, com arquitetura Blackwell
, Huang apresentou brevemente sua expectativa para o impacto da IA nos jogos em sessão de Perguntas e Respostas.

De acordo com o executivo, a computação acelerada por IA
representa a próxima revolução industrial, e, naturalmente, isso irá impactar todos os setores da economia.


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/

Renderização neural

Em 2023, Jaime Casis, Diretor de Varejo da América Latina da Nvidia
, conversou com o Canaltech
sobre as expectativas internas da empresa para a utilização de IA em jogos. Atualmente, além de escalonar resoluções nativas em 1080p ou inferior para até 4K, o DLSS 3.5 já consegue renderizar quadros inteiros
por meio de algoritmos acelerados por IA nos núcleos Tensor das placas GeForce RTX.

Casis já havia compartilhado as projeções de Bryan Catanzaro, VP de Pesquisa em Deep Learning
Aplicado da NVIDIA, sugerindo que futuras implementações da tecnologia conseguiriam realizar toda a renderização gráfica
. Contudo, é importante ressaltar que o processo é bem diferente do sistema conhecido atualmente de criação de imagens por IA Generativa.

A expectativa não é de, por exemplo, utilizar prompts de texto para criar um jogo completo no estilo de Cyberpunk 2077

. No entanto, nos motores gráficos atuais, boa parte dos elementos são renderizados em processos relativamente limitados a funções específicas de cada ferramenta.

Tanto por isso, é comum ver jogos criados em um mesmo motor gráfico, como Unity ou RE Engine
, manterem traços visuais ou comportamentos semelhantes de física, luz e partículas. A renderização totalmente neural sugerida implica em oferecer ferramentas com menos amarras, e utilizando os recursos de hardware
de forma mais eficiente.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas