sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Campo Grande
27°C

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

É verdade que as autoescolas vão acabar?

Paulo Amaral

É verdade que as autoescolas vão acabar?

Os custos para obter uma CNH no Brasil
, exceto para pessoas elegíveis ao programa social
, são bastante salgados, principalmente por conta da obrigatoriedade de aulas teóricas e práticas nas autoescolas.

Não é novidade, portanto, que muita gente pense em reduzir esses custos
por meio de Projetos de Lei enviados à Câmara e ao Senado. No entanto, a informação mais recente a respeito do assunto, sobre um PL que estaria sendo votado para acabar com as autoescolas no Brasil, não passa de fake news.

O boato ganhou força e gerou dúvidas após o perfil do TikTok
“Na boca do Povo” publicar um vídeo informando que o texto foi aprovado na Câmara dos Deputados e “entrará em vigor” em breve para, então, colocar um ponto final nas autoescolas em todo o país.


Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

O vídeo viralizou e alcançou mais de 3 milhões de visualizações na rede social, mas, na verdade, espalhou informações falsas a respeito do assunto e acabou prestando um desserviço para quem busca saber como tirar sua Carteira Nacional de Habilitação
conforme a lei vigente.

A verdade sobre as autoescolas

O perfil do TikTok criou o vídeo com base no Projeto de Lei número 6.485/2019, de autoria da ex-senadora Kátia Abreu. O texto original
, na verdade, não tratava em nenhum momento do fim das autoescolas, como sugere o vídeo com a fake news.

De acordo com a proposta da ex-senadora, as pessoas que “já soubessem dirigir”, mas não fossem habilitadas, poderiam declinar das aulas obrigatórias antes do teste, mas não das provas finais exigidas para efetivamente ter a CNH emitida e válida.

O texto do PL, porém, foi arquivado ainda em 2022, não voltou a tramitar na Câmara ou no Senado e, atualmente, não tem qualquer previsão de voltar a ser pautado para votação na Assembleia Legislativa.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas