domingo, 24 de novembro de 2024
Campo Grande
31°C

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Com oficinas e geração de negócios, evento Empreenda Hoje fomenta a inclusão produtiva em Dourados

Voltado para conectar quem deseja ingressar no mercado de trabalho aos pequenos negócios locais que necessitam de mão de obra qualificada, além de levar conhecimento para empreendedores que querem melhorar a empresa e pessoas que sonham em abrir o próprio comércio, o evento Empreenda Hoje realizou capacitações gratuitas e sessão de negócios em Dourados, na tarde dessa quinta-feira (21), na sede da Regional Sul do Sebrae/MS.

Promovida pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, a programação é uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora, e contou também com o apoio da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab-MS), por intermédio do programa MS Qualifica, executado em conjunto com o Sistema S, que leva cursos de capacitação profissional às pessoas que desejam empreender ou buscam recolocação no mercado de trabalho, fornecendo profissionais qualificados para atender às necessidades das empresas locais.

Para o diretor superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, o Empreenda Hoje promove a inclusão produtiva e é uma resposta às principais demandas do município. “Oferecemos uma série de atividades para criar oportunidades de geração de novos negócios e de qualificação, tanto para o pequeno empresário quanto para aqueles que estão buscando um emprego ou que desejam empreender. Quando a prefeitura aderiu ao Cidade Empreendedora em 2021, demonstrou coragem ao investir no futuro de Dourados e fazer a diferença, e foi por meio desta parceria que agora fazemos essa importante entrega para o município que é o Empreenda Hoje”, afirmou o diretor-superintendente.

A abertura do evento ocorreu no início da tarde e foi prestigiada por lideranças locais e autoridades, como o vice-presidente da Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS) e conselheiro do Sebrae/MS, Nilson dos Santos, que também destacaram o impacto positivo do programa Cidade Empreendedora em Dourados. A Prefeitura Municipal aderiu ao primeiro ciclo da iniciativa em 2021 e hoje está entre os 18 municípios do estado que concluirão em junho deste ano o ciclo “Expansão” da iniciativa, referente ao período de 2023 e 2024. Dentre as ações promovidas na cidade, o prefeito Alan Guedes destacou os mais de 38 mil atendimentos realizados pelos Sebrae/MS aos empreendedores locais desde o início do programa até fevereiro de 2024, o que impactou positivamente na melhoria dos pequenos negócios.

“Para ter uma economia pujante, é preciso atrair as grandes empresas e ter um olhar mais sensível para o fortalecimento das pequenas. Este ciclo Expansão foi fundamental para conseguirmos ampliar o alcance das transformações oriundas deste trabalho de apoio à economia criativa e aos pequenos empreendedores. O Sebrae tem toda a experiência necessária para ajudar a cidade a fazer esse trabalho e juntos nós conseguimos entregar a aproximadamente 9 mil pequenos empreendedores, a transformação através de apoio à gestão”, celebrou o prefeito.

Parceiro do Empreenda Hoje, por meio do programa MS Qualifica, o diretor executivo da Funtrab-MS, Paulo Machado, falou da satisfação da instituição em apoiar as ações do Cidade Empreendedora. “É um orgulho para a Funtrab/MS e para o Governo do Estado fazer parte dessa ação. O Sebrae tem know-how e conhecimento sobre empreendedorismo e nada mais justo do que trazer para Dourados este evento que une as empresas e as pessoas que buscam uma qualificação e querem estar no mercado de trabalho. Em Mato Grosso do Sul, temos muitas oportunidades, mas infelizmente faltam pessoas qualificadas para concorrer às vagas. Então, acredito que esta é mais uma semente para avançarmos neste sentido”, disse o diretor da Funtrab/MS.

Inclusão produtiva

Ainda na abertura do evento, foi feita a entrega de certificados para o grupo de 15 mulheres que concluíram a Metodologia das Três Fases, iniciativa do eixo Cidade Inclusiva, que faz parte do ciclo Expansão do programa Cidade Empreendedora. Voltada para auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade social a identificarem alternativas de geração de renda para que possam garantir o sustento das famílias, seja por meio do empreendedorismo ou da inserção no mercado de trabalho, a iniciativa teve início em Dourados, em outubro do ano passado. O grupo participou de cursos que trabalharam desde a autoestima até a qualificação profissional, com capacitações voltadas para as áreas de beleza e confeitaria.

Como representante da turma, a imigrante venezuelana Grécia Hernandez compartilhou como superou os desafios enfrentados e expôs como participar da iniciativa fez diferença na vida dela. “Com a metodologia, aprendi a valorizar meu trabalho e a empreender para ter o sustento familiar. Compreendi que têm pessoas que acreditam no meu potencial e que podem me guiar e incentivar. Fiz vários cursos de confeitaria, como o de brigadeiro e de cupcake, e também de salgadinho para festas e marmita gourmet. Já estou produzindo, comprando equipamentos e quero ter minha padaria com cardápio venezuelano e brasileiro, para que os brasileiros tenham a oportunidade de experimentar nossa gastronomia que é muito boa também”, contou Grécia Hernandes.

Além dos certificados, as participantes também receberam o “kit semente” – um cheque simbólico que representou o valor viabilizado pelo Sicredi para que as mulheres possam investir em equipamentos para a abertura dos novos negócios. Segundo a assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo do Sicredi, Mirtes Moreno, a instituição apoia à inciativa por reconhecer a importância do trabalho para que as mulheres avancem na vida profissional. “As histórias transformadoras dessas mulheres vão mudar a realidade de muitas comunidades. Então, para nós, é um prazer imenso fazer parte do início da padaria da Grécia Hernandez e de todos os demais projetos, contribuindo para que elas tenham condições e liberdade para realizar seus sonhos”, pontuou Mirtes.

Na data, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED), Paulo Campione, pontuou que a entidade também está à disposição para apoiar no início da vida empresarial das participantes da metodologia. “Todo ser humano precisa de oportunidade, por isso vamos auxiliá-las nessa fase inicial da empresa. A ACED, que é a casa dos empresários douradenses, vai oferecer 12 meses de associação sem custo, para que elas possam receber apoio em diversos aspectos e, com isso, consigam prosperar e contratar outras pessoas para trabalharem no empreendimento, gerando novos empregos”, destacou o presidente.

Qualificação e oportunidades de negócio

Com ampla programação, o Empreenda Hoje reuniu cerca de 100 pessoas em Dourados. Ao todo, cinco capacitações gratuitas foram oferecidas ao público: “Talk show Mulheres que inspiram”; “Técnicas de entrevistas e elaboração de currículo”; “WhatsApp descomplicado”; “Cine Sebrae: O que é liderança”; e “Oficina de inovação”. Quem participou das capacitações como Talita Rolim, destaca como os conteúdos irão ajudá-la. Em processo de transição profissional, de servidora pública atuante na assistência social para empreendedora da área de desenvolvimento humano, Talita gostou bastante de aprender mais as ferramentas oferecidas pelo Whatsapp.

“Nós trabalhamos muito com isso, todos os dias, e minha maior dificuldade é como fazer o anúncio para os meus clientes ser tem que gastar muito tempo, que é bem precioso. A oficina foi muito legal e aprendi diversas técnicas que me nortearam para que eu possa ampliar esse contato e melhorar o relacionamento com as pessoas, de forma que elas possam conhecer mais o meu serviço”, disse a empreendedora.

Outra ação trazida pelo Empreenda Hoje, foi a Sessão de Negócios que reuniu representantes de 17 empresas que tiveram a possibilidade de fazer networking, iniciar parcerias e estabelecer conexões com compradores. Uma das participantes foi a empresária do ramo da alimentação e eventos, Cinthia Maldonado que está à frente da Garagem Encantada do Chocolate e participa das ações do Sebrae/MS desde 2018.

“Graças ao apoio do Sebrae a Garagem só evoluiu e eu também evolui muito, tanto como empreendedora, quanto como mulher, no meu desenvolvimento pessoal. Estou desde o começo do Empreenda Hoje aqui e fechei o dia na sessão de negócios, fazendo network, apresentando meu produto, encontrando compradores e parceiros. A sessão de negócios ajuda muito a prospectar clientes”, afirmou a empresária.

Além das oficinas e oportunidades de networking, o Empreenda Hoje também ofereceu atendimentos individuais para quem busca uma vaga no mercado de trabalho, para empreendedores e pessoas que desejam abrir a própria empresa, com orientações levadas pelo Sebrae, Funtrab e Prefeitura de Dourados, por meio das equipes da Sala do Empreendedor e do Poupatempo.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo portal cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas