O projeto de educação ambiental da Agência Estadual de Regulação (AGEMS) formou mais 240 “agentes” do saneamento básico e da preservação dos recursos naturais em Taquarussu, na região sudeste do estado. São alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Irene Linda Ziole Crivelli, residentes na zona urbana e zona rural.
O município já conta com o trabalho da AGEMS na fiscalização da prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário e de gestão de resíduos sólidos. A educação ambiental levou informação, cidadania e mobilização da comunidade escolar e suas famílias para se tornarem parte da construção de uma cidade com mais saúde e sustentável.
A equipe da Agência passou o dia na escola e promoveu oficinas com atividades lúdicas e práticas sobre diferentes formas de contribuir para conservação dos recursos hídricos e para o uso racional da água tratada.
As crianças receberam certificados e materiais educativos desenvolvidos pela AGEMS e parceiros.
“Os estudantes também foram convidados a integrar o time, cada vez maior, de Agentes AGEMS em Ação, projeto no qual recebem uma carteirinha e assumem missões significativas para o meio ambiente, como propagação dos conhecimentos adquiridos com a família e comunidade, além de acionar os canais de atendimento da AGEMS para ajudar no combate de vazamentos de água tratada e descarte inadequado de resíduos sólidos”, conta a coordenadora do projeto educativo, Nauristela Paniago.
Integração e parceria
Além de levar o projeto de regulação, a equipe da AGEMS pôde conhecer um pouco do trabalho dos professores e dos estudantes da escola, que tem a educação ambiental no currículo. O Dia da Água ganhou cartazes desenvolvidos pelos alunos.
Entre as atividades realizadas, também houve entrega de kits para professores e coordenadores da escola, com material educativo impresso, elaborados pela AGEMS e em conjunto com parceiros como a Secretaria de Educação, Sanesul e Ambiental MS Pantanal.
“Os estudantes foram muito participativos, demonstraram interesse pela temática e compartilharam vivências e conhecimentos enriquecedores, tanto sobre uso da água, como reuso ou descarte de materiais recicláveis”, elogia Nauristela. “Muitos trouxeram ainda relatos de experiências familiares, indicando capacidade de reflexão sobre mudanças necessárias ou reforçando comportamentos que a família já incorporou.
Os professores participaram das atividades, acompanharam os estudantes e forneceram feedbacks positivos sobre o trabalho desenvolvido. A educadora Margarida Xisto agradeceu a Secretaria de Meio Ambiente pela parceria e o convite que levou a Agência ao município. “Gostei muito do trabalho com a AGEMS, as crianças também amaram”, afirmou.
O sucesso do projeto contou com as parcerias também das professoras Nadir Cristina e Laura Aguilar; a diretora Eliane Cristina dos Santos Crivelli; a educadora ambiental Santina Ferreira Lima; a fiscal ambiental Luciana Paião Ferreira; e o secretário do Meio Ambiente e Turismo, Eduardo Rodrigues do Prado.