Qual é a diferença entre coelho e lebre?
De longas orelhas, pelos fofos e patinhas saltitantes, os coelhos e as lebres têm inúmeras semelhanças entre si. Ambos pertencem à família dos leporídeos e são considerados herbívoros, já que se alimentam de folhas, raízes, grama e cascas de árvores.
Tanto o coelho quanto a lebre podem ser criados para a alimentação — a carne desses animais é bastante apreciada em algumas regiões do mundo. No entanto, os coelhos são vistos, cada vez mais, como pets de companhia
. O mesmo não ocorre com as lebres, de natureza selvagem e dificilmente domesticadas. Entretanto, essa não é nem de longe a principal diferença entre eles, como veremos a seguir.
O que é coelho?
Da família dos leporídeos, os coelhos são o símbolo da páscoa e da fertilidade. Estes animais normalmente pertencem ao gênero Oryctolagus, como o coelho-selvagem-europeu ( Oryctolagus cuniculus
), mas existem algumas exceções. São os casos do coelho-listrado-de-sumatra ( Nesolagus netscheri
) e do coelho-pigmeu ( Brachylagus idahoensis
).
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
–
Quando pensamos nos coelhos domesticados, eles normalmente são alguma variação do “original” coelho-selvagem-europeu. Apesar das variadas cores de pelagem, do tamanho e até do formato das orelhas, são apenas raças (variações) da espécie — é o mesmo que ocorre com cachorros
e gatos.
A seguir, confira raças populares de coelhos:
- Coelho-cabeça-de-leão;
- Angorá-inglês;
- Rex;
- Teddy;
- Coelho-gigante-de-flandres.
Segundo a American Rabbit Breeders Association, já foram registradas aproximadamente 50 raças de coelhos criadas como animais de estimação, somente nos Estados Unidos. Em comum, gostam de viver em grupos e adoram se esconder em tocas.
O que é lebre?
Ainda na família Leporidae, as selvagens e solitárias lebres quase sempre pertencem ao gênero Lepus
, com algumas exceções ( Caprolagus
e Pronolagus
). Elas costumam ser bastante ativas e, dependendo da espécie, podem correr até 70 km/h em campos abertos, algo realmente impressionante. São um símbolo de agilidade.
Confira espécies populares de lebre, espalhadas pelo mundo:
- Lebre-ártica ( Lepus arcticus
); - Lebre-comum ou lebre-europeia ( Lepus europaeus
); - Lebre-ibérica ( Lepus granatensis
); - Lebre-italiana ( Lepus corsicanus
).
Diferença entre coelho e lebre
Para saber a diferença entre coelho e lebre, é preciso observar o tamanho do animal saltitante, os comportamentos e o habitat preferido, como indica artigo da Encyclopedia Britannica
. Quando se sentem ameaçados, os coelhos buscam se esconder em suas tocas ou em arbustos e florestas, enquanto as lebres fogem em disparada, correndo.
Comportamentos tão diferentes são esperados, já que os coelhos têm as patas mais curtas e não saltam e nem correm tanto quanto as lebres — estas possuem patas traseiras maiores, aumentando o poder do impulso. Analisando a fisiologia dos dois grupos, a lebre costuma ser maior, esbelta e com orelhas mais compridas.
A maior diferença entre coelhos e lebres está no processo reprodutivo. As coelhas podem ter filhotes o ano todo, com gestações curtas (de 30 a 31 dias) — por isso, são tão associadas à fertilidade. Para receber os pequenos, que nascem cegos e de olhos fechados, um ninho é construído. Ali, eles terminam de se desenvolver até estarem prontos para o mundo.
No caso das lebres, a gestação é mais longa, durando até 56 dias. Dessa forma, elas só entram em período fértil duas vezes ao ano, no inverno e no verão. Diferente dos coelhos, aqui, os filhotes já estão prontos, com olhos abertos e pelos, prontos para correr. O “parto” ocorre no chão, sem nenhum preparativo especial.
Olhando para o genoma das espécies
também há diferenças significativas, mas imperceptíveis fora do laboratório. As lebres são animais com 48 cromossomos, enquanto os coelhos costumam ter 44 cromossomos.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: