Um documento vazado nesta semana sugere que o PlayStation 5
Pro irá utilizar uma nova tecnologia
de upscaling
, a PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR), similar ao DLSS e FSR
. Além disso, o console terá uma nova GPU com 60 unidades computacionais (CU)
, entregando até 4 vezes mais desempenho em Ray Tracing e poder computacional de até 33 TFLOPs em FP32.
Apesar de até o momento a Sony
não ter se pronunciado sobre o hardware
do PS5 Pro, os documentos adquiridos pelo youtuber Moore’s Law Is Dead corroboram com outros vazamentos anteriores. Para fins de comparação, a versão atual do console conta com apenas 36 CUs
e aproximadamente 10 TFLOPs em FP32.
https://www.youtube.com/watch?v=SV7BJKnZfP8
PSSR e GPU com aprendizado de máquina
Como já havia sido sugerido em rumores anteriores
, o escalonamento de imagens do PS5 Pro não será o FSR padrão, uma vez que o hardware do novo console combina tecnologias RDNA3 e RDNA4. Isso porque, para justificar um refresh de hardware, o desempenho final precisaria ser bem superior ao ganho entre 30% e 40% da RDNA2 – arquitetura de GPU do PS5 – para a RDNA3 das placas Radeon RX 7000.
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Caso os rumores se confirmem, a nova GPU personalizada terá capacidade de aprendizado de máquina, trazendo alguns recursos de IA para o console. No entanto, ainda não está claro se isso já significa a presença de funcionalidades de geração de quadros ou apenas um upscaling muito mais rápido e eficiente para escalonar texturas em 1080p para 4K, e futuramente 8K, com Ray Tracing.
Ao que tudo indica, a PlayStation Spectral Super Resolution é uma versão adaptada da tecnologia Temporal Anti Aliasing Upscaling, melhorada por aprendizado de máquina, similar ao DLSS e FSR, mas sem a necessidade de treinamento por jogo
. Dessa forma, ela não deve exigir, obrigatoriamente, implementações profundas caso a caso em novos jogos ou lançamentos anteriores, bastando patches menores de resolução dinâmica.
A expectativa é que o PlayStation 5 Pro seja apresentado durante a temporada de anúncios no meio do ano, no período originalmente ocupado pela E3, com lançamento previsto para novembro
.
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