segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Audiência Pública no Distrito Águas do Miranda vai debater destinação do lixo no local

A Prefeitura Municipal convoca moradores e empresários do Distrito do Águas do Miranda para participarem de Audiência Pública sobre Destinação de Resíduos Sólidos Urbanos na localidade, dia 05/09/23, às 18h30 na Escola Municipal.

O Distrito do Águas do Miranda possui coleta de lixo de porta a porta, três dias por semana (segundas, quartas e sextas), com caminhão compactador e disponibiliza também 03 contêineres para atender os moradores da área rural, que ficam situados na entrada da localidade. Cabendo destacar que um destes conteineres é exclusivo para garrafas de vidro.  Todo o material recolhido no Distrito é levado até a sede do município de Bonito, descarregado nos contêineres do transbordo e então levado para o Aterro Sanitário Consorciado em Jardim/MS.

Esta operação  teve início em agosto de 2022, com a contratação de empresa licitada para prestar o serviço de coleta de resíduos sólidos urbanos na área rural de Bonito, que inclui não apenas o Distrito do Águas do Miranda mas também os Assentamento Guaicurus, Santa Lúcia, São José, Pé de Cedro, Girassol e Comunidade das Águias. O objetivo da Prefeitura com essa ação é melhorar a saúde da população e preservar o meio ambiente, especialmente em um local em que os moradores vivem do turismo de pesca e de lazer às margens do Rio Miranda.

O município infelizmente não possui área pública na localidade para realizar o transbordo dos resíduos sólidos urbanos, nem a destinação de resíduos de poda e construção civil. Por isso convencionou-se ao longo dos anos que estes resíduos fossem depositados na entrada do Distrito, na Rodovia MS 345. Entretanto o mal uso do espaço incorre em crime ambiental por poluição e causa péssima impressão do Distrito sob os visitantes e turistas. Provocando questões de saúde pública.

Em razão desta problemática a audiência pública visa ponderar sobre as necessidades do Distrito relativas a resíduos sólidos urbanos, seus desafios e soluções possíveis. São convidados os moradores e empresários da área urbana e proprietários de ranchos e pesqueiros.

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas