Baleia-azul volta a ser o animal mais pesado de todos os tempos
A baleia-azul voltou a ser considerada o animal mais pesado do mundo. Antes, um estudo chegou a afirmar que o Perucetus colossus
(uma baleia extinta
há milhões de anos, pertencente à família dos basilossauros) era mais pesado, mas um novo estudo publicado na PeerJ
vem para refutar essa afirmação.
Nesse primeiro estudo, publicado na Nature
, ao analisar 13 vértebras, quatro costelas e um osso da anca da espécie Perucetus colossus
, o grupo percebeu que o tamanho dos ossos era duas a três vezes maior que os esqueletos das baleias-azuis.
Como os ossos eram muito densos, os pesquisadores fizeram uma estimativa de que a espécie chegou a pesar 340 toneladas. Isso com base na hipótese de que essa espécie antiga passou por uma adaptação que a ajudou a boiar na água com facilidade, como um hipopótamo.
–
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram
e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
–
No entanto, esse novo estudo diz que o peso estimado pelos especialistas envolvidos nesse artigo anterior simplesmente não combinaria com o estilo de vida do P. collosus
.
O peso da baleia extinta está errado
Os autores dessa nova pesquisa defendem que teria sido difícil para o animal permanecer na superfície, ou até mesmo sair do fundo do mar: “Seria necessário nadar continuamente contra a gravidade para fazer qualquer coisa na água”, refletem.
O grupo criticou a forma como o peso do esqueleto total foi usado para dimensionar o aumento do tamanho do corpo no outro estudo. Em sua opinião, não corresponderia aos padrões de crescimento e peso do esqueleto que vemos nos animais existentes.
“A lógica por trás de uma estimativa tão elevada da massa corporal pode parecer consistente dentro da sua própria estrutura. No entanto, o seu método envolve suposições questionáveis que sugerem que as suas estimativas de massa corporal não são razoáveis quando vistas de diferentes perspectivas”, diz o artigo.
Por isso, a equipe traz a possibilidade de que o primeiro estudo tenha superestimado a massa corporal com base nos ossos extremamente espessos do P. colossus
. Segundo a nova análise, a espécie antiga deveria ter até 114 toneladas, enquanto a baleia-azul possui até 270 toneladas. Com isso, a baleia-azul volta a reinar como o animal mais pesado de todos os tempos.
Animais mais pesados
Os dinossauros fazem parte dos animais mais pesados
de todos os tempos. O problema é que as declarações são baseadas em escavações e estimativas atualmente conhecidas, então à medida que novas descobertas são feitas, as dimensões e pesos estimados podem mudar. A baleia-azul ainda tem a coroa.
Estes são os 10 animais mais pesados de todos os tempos:
- Baleia-azul ( Balaenoptera musculus
): 270 toneladas - Dinossauro Amphicoelias fragillimus
: 150 toneladas - Baleia-franca-do-pacífico ( Eubalaena japonica
), baleia-comum (Balaenoptera physalus) e baleia-da-groenlândia (Balaena mysticetus): 120 toneladas -
Perucetus colossus
: 114 toneladas - Baleia-franca-do-Atlântico-Norte ( Eubalaena glacialis
) e Baleia-franca-austral ( Eubalaena australis
): 110 toneladas - Dinossauro Argentinosaurus huinculensis
: 90 toneladas - Dinossauro “Antarctosaurus” giganteus
: 80 toneladas - Dinossauro Notocolossus
: 76 toneladas - Dinossauro Mamenchisaurus sinocanadorum
: 75 toneladas - Dinossauro Sauroposeidon proteles
: 60 toneladas
O estudo reconhece que continua difícil a tarefa de determinar um peso exato. A descoberta de alguns dentes de P. colossus
poderiam dar alguma indicação do seu potencial, por exemplo. Como podemos observar, é uma estimativa que está em constante análise e mudança. De qualquer forma, por enquanto a baleia-azul continua como o animal mais pesado do mundo.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: