sábado, 23 de novembro de 2024
Campo Grande
31°C

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Destaque da NASA: pilares de luz brilham na foto astronômica do dia

Danielle Cassita

Destaque da NASA: pilares de luz brilham na foto astronômica do dia

A foto destacada pela NASA
nesta segunda-feira (4) no site Astronomy Picture of the Day
traz um fenômeno luminoso e colorido. Talvez você tenha pensado nas brilhantes auroras boreais
, mas na verdade, estamos falando de pilares de luz fotografados na Mongólia Interior, na China.

O fenômeno é causado por cristais de gelo achatados, que às vezes, podem se formar perto do solo. Quando isso acontece, eles podem refletir as luzes do solo em colunas luminosas, como aparece na foto abaixo.

Normalmente, estes pequenos cristais gelados evaporam antes de alcançar o solo. Por isso, para os pilares de luz aparecerem, é preciso que as temperaturas estejam extremamente baixas.


Siga o Canaltech no Twitter
e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.

Além dos pilares, a foto mostra também algumas constelações
bastante conhecidas, como a Ursa Maior e Menor. No lado esquerdo da imagem, está Polaris, também chamada de Estrela do Norte por ficar bem pertinho do polo norte celestial.

O que são pilares de luz

Os pilares de luz são um fenômeno atmosférico fascinante. Como mencionado acima, eles acontecem quando cristais de gelo achatados refletem a luz em direção ao solo; se milhares deles estiverem alinhados na atmosfera, podem criar uma aparente coluna de luz se estendendo para cima no céu.

Como os pilares de luz são um fenômeno óptico, eles não estão exatamente acima de determinada fonte de luz ou de algum ponto específico no espaço. Além disso, a aparência deles varia de acordo com alguns fatores — um deles é a altitude dos cristais de gelo: quanto mais alto estiverem, ou quanto mais próximos forem das fontes de luz, maiores vão ser os pilares.

Não há horário ideal para observar os pilares de luz, portanto podem ser vistos em qualquer momento durante a noite. Aliás, há quem tenha confundido-os com luzes sem explicação aparente, como as de objetos voadores não identificados.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:



Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas