A foto astronômica destacada pela NASA
nesta segunda-feira (26) mostra um raro eclipse entre as duas luas de Marte, Fobos e Deimos. As imagens foram capturadas pela sonda Mars Express da ESA no ano passado.
Na sequência de imagens, observamos a lua Fobos com maior destaque — além de ser a maior dos dois objetos, está em primeiro plano na perspectiva da espaçonave. Esse objeto orbita Marte três vezes ao dia, com um movimento retrógrado se comparado à Lua da Terra.
Ocultações como essa são relativamente comuns em Marte, assim como o eclipse solar por Fobos
, mas a observação depende do posicionamento das sondas e rovers no Planeta Vermelho. Como essa não é a prioidade das missões, é raro que as câmeras estejam no lugar certo para registrar esses momentos.
–
Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–
Sobre Fobos e Deimos
Com diâmetro médio de 22,5 km, Fobos é o maior e mais próximo da superfície marciana, a apenas 6 mil km de altitude. Seu nome vem da mitologia grega, significando “medo”, e os astrônomos prevêem que o objeto se chocará com Marte daqui a 30 a 50 milhões de anos (um piscar de olhos, em escalas cósmicas).
Deimos, o menor e mais distante, possui um raio
médio de 6,2 km (3,9 milhas) e orbita Marte a cada 30,3 horas, a uma distância de 23.460 km (14.580 milhas). Seu nome é uma referência ao deus grego do pavor e do terror. Devido ao seu tamanho, Deimos é altamente não esférico e tem o equivalente a cerca de 57% do tamanho de Fobos.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: