Depois do Ataque Chapolin
e do Relay Attack
, táticas similares usadas por bandidos para furtar ou roubar carros de motoristas utilizando a tecnologia
como arma, mais uma ação surgiu para causar preocupação nos donos de veículos menos atentos: o golpe da carteira perdida.
Um vídeo que circula na internet viralizou ao mostrar a nova ação, que visa principalmente motoristas que estão próximos aos seus carros em locais movimentados, como estacionamentos de shoppings, supermercados ou parques.
O golpe da carteira perdida necessita da ação de dois bandidos simultaneamente, mas também conta com a boa fé do motorista escolhido como vítima. O método, ao contrário dos outros dois golpes que citamos acima, é extremamente simples.
–
Siga o Canaltech no Twitter
e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
–
Como é o golpe da carteira perdida?
O golpe da carteira perdida é executado de forma rápida, e conta com a distração como grande arma. O primeiro bandido entra em ação quando a vítima está para entrar no carro. Ela chama a atenção dizendo ter visto um objeto no chão, próximo ao veículo, e pergunta se não é a carteira da pessoa.
Enquanto o motorista se distrai, o outro meliante se aproveita de o carro já estar destrancado e entra nele pela porta do passageiro para, rapidamente, pegar tudo o que estiver ao alcance.
Dicas para não ser vítima
A principal dica passada pelos especialistas em segurança para não ser vítima do golpe da carteira perdida é também muito simples: não dê atenção à abordagem de estranhos em estacionamentos.
Além disso, a recomendação das autoridades é evitar ao máximo manter mochilas, bolsas ou outros objetos de valor visíveis dentro do carro, pois a escolha da vítima é feita muito antes dela se aproximar do veículo que será furtado.
Os especialistas em segurança recomendam também que as pessoas evitem entrar no carro caso percebam movimentações estranhas ao redor do veículo. Seguindo essas dicas, você fica menos propenso a ser a próxima vítima do golpe da carteira perdida.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: