sábado, 29 de novembro de 2025

App de 2FA Authy vai encerrar versão para computadores

Bruno De Blasi

App de 2FA Authy vai encerrar versão para computadores

Os desenvolvedores do Authy confirmaram, nesta terça-feira (13), o fim do app de autenticação em duas etapas (2FA) para computadores. Com a medida, a plataforma estará disponível apenas para celulares e tablets (Android e iOS).

O comunicado partiu de um e-mail enviado aos usuários para informar o desligamento dos apps para Windows, macOS e Linux, o que acontecerá em 19 de março de 2024.

Authy para PC chegará ao fim. E agora?

Após essa data, o aplicativo vai deixar de funcionar. Isso significa que os usuários terão que ficar apenas nos apps para Android
e iOS
do Authy.


Feedly: assine nosso feed RSS
e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.

“Se você tiver o recurso Backups ativado, seus tokens serão sincronizados automaticamente entre os dispositivos”, explica uma página de suporte. “Você pode ativar os backups visitando a área Configurações em seu aplicativo Authy.”

A equipe por trás do app também informa que as pessoas têm até março para ativar o backup e migrar os dados para outro dispositivo. Caso contrário, será preciso refazer todas as chaves de autenticação.

O que usar para 2FA no computador?

O Authy é um app bastante popular pois, além de ser gratuito, não depende do celular para funcionar. Isso porque a plataforma sempre contou com um aplicativo para computadores, o que facilita o acesso aos códigos de autenticação.

Com a mudança, outros apps podem se tornar interessantes aos usuários, como o 1Password — que é pago. Além de abrigar senhas, o gerenciador também suporta passkeys e 2FA de qualquer tipo de conta que ofereça o serviço.

O KeePassXC é outra alternativa para quem deseja um serviço gratuito e de código aberto para PC, mas que não tenha armazenamento na nuvem. O app também está disponível para Windows, Mac e Linux.

Agora, se você deseja abandonar o Authy de vez sem aderir a um cofre de senhas, vale a pena conferir o Google Authenticator
e o Microsoft Authenticator
.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:

Fonte