Gigabyte lança seu primeiro modelo da RX 7900 GRE para games
Com muitas placas de vídeo no portfólio da NVIDIA, a Gigabyte decidiu lançar sua própria versão da Radeon RX 7900 GRE
. A placa de vídeo lançada no fim de 2023 foi originalmente pensada apenas para o mercado asiático, mas já pode ser encontrada em alguns varejistas da Europa, mirando no segmento topo de linha.
A placa da Gigabyte não adota nenhuma outra nomenclatura presente no portfólio da marca, como a linha AORUS. A GPU, no entanto, trabalha com um design similar ao da RX 7800 XT
, com design preto sóbrio e um sistema triplo de ventoinhas, que conta com duas chapas de alumínio para auxiliar no resfriamento.
Embora seja um modelo triple-fan, o tamanho é inferior ao da RX 7900 XT tradicional e isso faz bastante sentido, uma vez que a versão GRE tem um consumo de energia reduzido. A respeito das conexões de vídeo da Gigabyte Radeon RX 7900 GRE, a nova placa de vídeo acompanha três portas DisplayPort e uma entrada HDMI.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
–
RX 7900 GRE supera a RTX 4070
Para quem caiu de paraquedas no mundo do hardware
, a Radeon RX 7900 GRE não é uma placa popular por aqui. Na verdade, esse sufixo GRE significa Golden Rabbit Edition, uma alusão referentes as tradições chinesas. Essa placa começou a ser vendida para ser um modelo intermediário entre a Radeon RX 7800 XT e a Radeon RX 7900 XT, conseguindo superar até a GeForce RTX 4070 em testes.
A respeito das configurações técnicas, a 7900 GRE utiliza o chip Navi 31 XL, ou seja, uma variante cortada do Navi 31 tradicional das RX 7900 XT e 7900 XTX. Ademais, a GPU é integrada com uma frequência máxima de 2,24 GHz e 16 GB de VRAM
GDDR6 com largura de banda de 576 GB/s. O TDP (Total Board Power
) é de 260 W.
A Gigabyte Radeon RX 7900 GRE não possui informações detalhadas de preço e disponibilidade, mas deve chegar ao mercado em breve. Porém, o lançamento deve continuar limitado ao continente asiático e europeu.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: