O primeiro dia da rede social Bluesky aberta ao público
sem necessidade de convites teve saldo positivo para a plataforma: apesar de alguns problemas de instabilidade, o rival do X (antigo Twitter
) ganhou mais de 550 mil novos usuários no período. O movimento aconteceu após a plataforma remover a exigência de ter recebido um convite para criar uma conta por lá.
Com a mudança, a Rede do Céu Azul ultrapassou a marca de 4 milhões de usuários cadastrados e começa a preparar o terreno para buscar a popularidade de concorrentes como Mastodon
, Threads e X.
De acordo com a CEO da iniciativa, Jay Graber, a rede ganhou 550 mil novos usuários — chamados de “newskies” — apenas nas primeiras 22 horas após a abertura.
–
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram
e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
–
A plataforma disponibiliza publicamente os números de novos usuários e publicações, no qual os gráficos mostram uma movimentação acima da média no dia 6 de fevereiro, que marcou a abertura ao público sem limitações.
Instabilidades
Apesar do sucesso com os novos usuários, nem tudo foi perfeito: a própria CEO confirmou que a plataforma sofreu com algumas instabilidades, especialmente na criação de feeds personalizados, mas a situação foi regularizada. Vale lembrar que a rede já passou por problemas anteriormente para lidar com a chegada em massa de novas contas
após problemas com a leitura de posts no X.
Mais um concorrente na briga
Mesmo com vários problemas após a compra por Elon Musk
e do crescimento de rivais, o X ainda domina entre as redes de microblogging. O Bluesky
deve enfrentar uma longa caminhada para conquistar o público, mas já mostrou sinais de força com a abertura dos cadastros.
O primeiro grande alvo na corrida é o Mastodon, que conta com uma base de de 8,7 milhões de usuários. Depois disso, o salto é bem mais alto: a Meta
revela que o Threads já tem cerca de 130 milhões de contas ativas por mês, enquanto o antigo Twitter acumulava mais de 200 milhões de perfis em 2022, antes da aquisição de Musk.
O grande apelo do Bluesky é trazer de volta a experiência autêntica do Twitter, com opções de descentralização (ou seja, sem pertencer a um único servidor de uma empresa). A rede é endossada por Jack Dorsey
, cofundador do atual X, tem uma interface muito parecida com a do rival e chama a atenção pela possibilidade de criar vários feeds com algoritmos personalizados.
Por outro lado, a rede emergente ainda fica em desvantagem na comparação de recursos com o X
.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: