A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por intermédio da DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher), realizou nesta terça-feira (22) uma blitz educativa em alusão à campanha “Agosto Lilás”. Durante a ação, os moradores da cidade do “Pé-de-Cedro” receberam panfletos sobre o combate à violência doméstica.
A distribuição contemplou áreas centrais e periféricas do município, incluindo postos de saúde e imediações de instituições de ensino. A ação fez parte da segunda etapa da Operação Bellatrix Fase II, da Polícia Civil.
Participaram da blitz a delegada titula da DAM Andressa Vieira, escrivães e agentes de Polícia Civil.
Agosto Lilás – O oitavo mês do ano é dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher através da campanha Agosto Lilás, que busca chamar a atenção da sociedade para o tema. A campanha foi criada em referência à Lei Maria da Penha, que em 2023 completa 17 anos, e surgiu para amparar mulheres vítimas de vários tipos de violência como física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.
O Observatório da Mulher Contra a Violência – do Senado Federal, realiza pesquisa desde 2005 com a população feminina de várias partes do Brasil e em seu último demonstrativo que foi divulgado em 2021 apontou elevação de aproximadamente 30% no número de mulheres que afirmaram ter sofrido violência física. Já no caso de violência psicológica os números subiram 165% e violência moral ultrapassou os 200% no país.
Fonte: Maikon Leal