O Google
atualizou o aplicativo Modo de leitura e ampliou a compatibilidade do serviço para o Gmail e apps de redes sociais, como Threads e X (antigo Twitter). A ferramenta de acessibilidade do Android precisa ser baixada separadamente na Play Store, mas ajuda a criar uma experiência de leitura sem distrações e permite ouvir o texto em voz alta.
Em testes feitos pelo Canaltech
, foi possível usar o aplicativo para ver uma interface resumida de newsletters e outros e-mails pessoais no Gmail. O próprio modo informa que “pode não funcionar bem com e-mails”, mas o saldo da experiência foi positivo em textos longos, inclusive com a opção para converter o texto em fala.
No X e no Threads, a avaliação não foi tão boa assim: o app só funcionou em publicações individuais e não conseguia usar a interface de leitura para fios longos de posts, o que poderia ser uma aplicação eficaz da ferramenta.
–
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram
e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
–
O modo de leitura remove as imagens do conteúdo e disponibiliza o texto numa tela com as mesmas cores do tema do Material You usado no aparelho. É possível alterar o tamanho e o espaçamento da fonte, além de modificar a velocidade de reprodução no modo de leitura em voz alta.
Como usar o modo de leitura no Android
Com 500 mil downloads na Play Store, o Modo de leitura não é uma opção tão popular, mas traz um recurso famoso de navegadores como o Edge e o Firefox para a experiência no Android.
Veja como usá-lo:
- Baixe o Modo de leitura ( Android
); - Abra o app e toque em “Continuar”;
- Nas configurações de acessibilidade, pressione “Aplicativos instalados”;
- Selecione “Modo de leitura”;
- Pressione “Permitir”;
- Escolha o atalho para ativá-lo;
- Abra um e-mail ou página da web;
- Pressione o atalho do modo de leitura.
Vale lembrar que o Google Chrome para computadores desenvolve uma função para usar o modo de leitura com conversão de texto para fala
.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: