Os sons possuem uma relação especial com a natureza, algo muito explorado nas técnicas de ecoacústica
, campo de estudo que analisa os sons naturais em ambientes como florestas e oceanos para entender essa interação. Um novo estudo da área revelou que as paisagens sonoras podem contribuir para o crescimento de fungos que ajudam as plantas e restauram ecossistemas danificados.
Promovido pela Flinders University (Austrália) e publicado na plataforma bioRxiv
, o artigo nos apresenta a descoberta de que da Trichoderma harzianum
— uma das espécies de fungos
, conhecida por suas propriedades benéficas à agricultura e pela capacidade de atuar como agente de controle biológico contra patógenos de plantas — cresce mais rápido quando exposto a esses sons.
Os pesquisadores enterraram saquinhos de chá e estimularam o crescimento do fungo. Depois, esses saquinhos foram expostos a uma paisagem sonora de 70 dB. Após 14 dias de estimulação acústica, o fungo já era notável.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
–
E o ponto intrigante do estudo é que os saquinhos que não foram expostos a esses sons desenvolveram um fungo muito menos visível.
Fungo cresce mais com sons
Em uma segunda fase do estudo, o grupo usou placas de Petri contendo culturas de Trichoderma harzianum.
Ao todo, 20 placas de Petri foram expostas à estimulação acústica durante cinco dias e 20 não receberam estimulação.
A diferença é notável. Veja a comparação — à esquerda, o material que foi exposto aos sons. À direita, o material que não se deparou com os sons:
A esperança dos cientistas é que a nova informação ajude a restaurar ecossistemas e até reintroduzir espécies perdidas. O grupo declara que esse método ecoacústico pode ajudar os micróbios do solo a se recuperar totalmente, algo que normalmente levaria décadas.
Paisagem sonora e ecoacústica
Quando falamos de paisagem sonora, estamos nos referindo ao ambiente acústico em um determinado local. Os sons naturais contam com elementos como vento, chuva, pássaros, insetos, ondas do mar, rios. E como a ecoacústica sugere, esses sons contribuem para a atmosfera natural de um local.
Inclusive, vale entender que a ecoacústica envolve a utilização de equipamentos de gravação de áudio para capturar os sons de uma área para levar a descobertas sobre a dinâmica e a saúde dos ecossistemas. É uma abordagem que une conhecimentos de biologia, acústica e ciência de dados.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: