sábado, 19 de julho de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

OnePlus 12 mostra enorme câmara de vapor em primeiro desmanche

Renan da Silva Dores

OnePlus 12 mostra enorme câmara de vapor em primeiro desmanche

Lançado globalmente na última terça-feira (23)
, o OnePlus 12
acaba de passar pelas mãos do YouTuber Zack Nelson
, do canal JerryRigEverything
, para mostrar as melhorias que a gigante implementou na parte interna do telefone. Apesar de ainda não testar a durabilidade — ponto delicado considerando o histórico problemático das últimas gerações
—, o vídeo destaca algumas decisões bem acertadas no interior, com destaque para a refrigeração com enorme câmara de vapor, que ocupa quase todo o corpo do aparelho.

Após remover a tampa traseira, Zack
começa o desmanche dando destaque para o sistema de carregamento sem fio com potência de 50 W. O recurso é curioso por acabar sendo mais rápido que o carregamento com fio de alguns concorrentes — como o recém-lançado Galaxy S24 Ultra
que chega a 45 W —, prometendo recuperar 100% da bateria em apenas 23 minutos. É interessante lembrar que há outros dispositivos chineses que oferecem soluções de recarga sem fio ainda mais velozes
, mas as capacidades do OnePlus
12 se destacam mesmo assim.

O telefone também tem alta potência no carregamento com fio, que atinge 80 W e promete recarga completa em apenas 12 minutos. Esses números mais uma vez ficam atrás de rivais chineses, apesar de serem avançados. Como mostra o desmanche, as altas velocidades se apoiam na configuração da bateria, que utiliza duas partes (chamadas células).


Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.

Ambas carregam ao mesmo tempo, dividindo a potência e reduzindo o estresse no componente — essa tecnologia
já é usada em outros celular com alta potência de recarga. Ainda na bateria, Zack
elogia a facilidade com que a peça é removida, em virtude do uso das pull tabs, as etiquetas que ajudam na remoção sem ser preciso usar químicos para enfraquecer a cola.

Seguindo o desmanche, é possível ver aspectos como borrachas coloridas para impedir a entrada e circulação de água e outros líquidos, a lente telefoto periscópio de 3x, inédita em um smartphone da OnePlus, e o principal destaque: a câmara de vapor usada para resfriamento.

Comum em notebooks e smartphones de alto desempenho, as câmaras de vapor são grandes peças de cobre que trazem em seu interior uma pequena quantidade de água. Com o aquecimento, a água evapora e dissipa o calor com maior facilidade, usando a propriedade física da capilaridade (a tendência de líquidos subirem e descerem por tubos finos mesmo contra a gravidade ou outros fatores) para garantir a circulação e manter o aparelho frio.

Esse tipo de sistema de resfriamento também não é uma novidade, estando presente em outros lançamentos recentes como o Galaxy S24
, mas chama atenção no OnePlus 12 pelo tamanho. Além de ser dupla, com uma câmara empilhada sobre a outra, a solução ocupa praticamente toda a parte interna do telefone, aproveitando a tela para dissipar o calor para fora do celular.

No total, a área ocupada pela dissipação é de 5.454 mm², desconsiderando a segunda câmara menor, que atua estendendo essa área para ampliar a refrigeração. Apesar de promissora, ainda é difícil dizer se a configuração agressiva é de fato suficiente para manter as boas temperaturas no Snapdragon 8 Gen 3
, processador premium que se mostrou um pouco mais quente que a geração anterior. Vai ser preciso aguardar por testes de estresse para sabermos se o projeto da OnePlus dá conta da plataforma.

Com design similar ao antecessor, apostando em leves refinamentos, o OnePlus 12 traz como principais recursos a tela AMOLED de 120 Hz com pico de brilho de 4.500 nits, o sistema de câmeras com lente periscópio de 64 MP, a bateria generosa de 5.400 mAh e o preço competitivo — o dispositivo está disponível no exterior custando a partir de US$ 799 (~R$ 3.945). Infelizmente, o lançamento está indisponível no Brasil, ao menos de forma oficial.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas