Fora do mercado brasileiro desde 2020, o Volkswagen Golf
deixou uma legião de fãs órfãos por aqui. Afinal, foi o sonho de consumo de milhares de jovens durante os 27 anos em que esteve disponível no portfólio da montadora no país.
A saudade do hatch, que já é enorme no coração de muitos fãs, deve aumentar em 2024, ano em que o modelo, um dos carros mais vendidos do mundo
, celebra 50 anos de vida.
A nova linha do Volkswagen
Golf, lançada na terça-feira (23), recebeu uma reestilização em cima da 8ª geração, e ficou ainda mais atraente e, principalmente, tecnológica, com direito a ChatGPT.
–
Feedly: assine nosso feed RSS
e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
–
Em termos de design, as mudanças foram poucas, e focaram principalmente nos faróis de LED, agora com o dobro de alcance dos anteriores, e pela presença, até então inédita, do logotipo brilhante (iluminado) da Volkswagen.
Assistente de voz com ChatGPT
Por dentro, o Golf 2024 traz como grande atração a nova central multimídia, que teve software
e hardware
atualizados. A tela é sensível ao toque e o assistente de voz conta com ChatGPT
integrado, graças à parceria com a empresa Cerence.
O painel de instrumentos Digital Cockpit oferece tela de 10,2 polegadas, e o volante multifuncional trocou os botões sensíveis ao toque pelos físicos para atender aos desejos dos fãs mais puristas do icônico hatch.
O Golf 2024 oferece ainda head up display, mas como opcional, além de câmera com visão 360º e o avançado Park Assist Pro, que permite ao condutor estacionar o carro remotamente, por meio de um smartphone.
Golf 2024 tem ampla gama de motores
Em termos de conjunto mecânico, a linha 2024 do Volkswagen Golf, que agora será oferecido somente com câmbio automático
, vai agradar tanto aos fãs mais puristas, que curtem um ronco de motor, quanto aos mais focados em novas tecnologias, que prezam por propulsores menos poluentes.
O cinquentenário hatch alemão terá motores movidos a gasolina (1.5 TSI ou 2.0 TSI), diesel (2.0 TSI, com 115 ou 150 cv), híbridos leves e híbridos plug-in à disposição dos consumidores na Europa.
A hibridização, aliás, é a porta de entrada escolhida pela Volkswagen para, em breve, tornar o Golf um carro 100% elétrico
. Na linha 2024, a versão com propulsor híbrido leve conta com o motor 1.5 TSI de 115 ou 150 cavalos aliado à tecnologia
de 48 volts.
O Golf híbrido plug-in, por sua vez, tem duas variantes. A chamada eHybrid oferece o propulsor 1.5 TSI a gasolina atrelado a um elétrico que, juntos, entregam 204 cv e 35,7 kgf/m ao motorista.
A variante GTE é a mais nervosa, com o 1.5 TSI de 177 cv trabalhando em conjunto com o elétrico de 115 cv, proporcionando ao motorista 272 cv de potência total e um torque de 40,8 kgf/m. A bateria é de 19,7 kWh, que dá ao Golf híbrido até 100 km de alcance exclusivamente no modo elétrico.
Volkswagen Golf 2024: preços e chegada ao Brasil
A Volkswagen ainda não divulgou os preços da linha do Golf 2024, e só deve anunciar quanto custará cada versão quando a chegada ao mercado estiver mais próxima.
A montadora alemã também não confirmou se o Brasil está entre os países que receberão a novidade, mas, por enquanto, também não descartou por completo o retorno do campeão de vendas por aqui após quatro anos.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: