A Lua
brilha na foto destacada pela NASA
nesta segunda-feira (22) no site Astronomy Picture of the Day
. A nova imagem traz nosso satélite natural acompanhado da montanha Grivola, na Itália, que foi registrada com a lateral iluminada.
Na cena, a Lua aparece na fase quarto minguante, com sua superfície parcialmente iluminada pelo Sol. Ela está acompanhada da montanha italiana, que aparece com seu lado direito destacado pela luz.
Se você observar a foto com atenção, vai perceber que o fotógrafo conseguiu registrar o terminador
da Lua quase alinhado com o topo da montanha. Também chamado de zona do crepúsculo, o terminador é a linha que divide a área iluminada daquela escura na superfície lunar.
–
Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–
Não pense que o terminador é exclusivo da nossa Lua. Para ele aparecer, basta apenas que um planeta ou algum satélite natural esteja iluminado por alguma fonte de luz externa. Por isso, até a Terra pode exibir seu próprio terminador.
Saiba mais sobre a Lua e suas fases
O Sol é o único objeto do Sistema Solar
que brilha com luz própria, iluminando a Terra e os demais astros do nosso sistema. Assim como aconteceu com nosso planeta, a Lua tem sempre um lado iluminado, enquanto o outro permanece escuro.
Devido à nossa perspectiva de observação, a visão que temos da parte iluminada da Lua varia a cada dia dependendo da posição dela em sua órbita ao redor da Terra. É assim que ocorrem as oito fases lunares
.
Às vezes, quando a Lua está na fase crescente ou minguante, é possível perceber um brilho fraco no lado escuro dela. Trata-se do efeito conhecido como Earthshine
(ou brilho da Terra, em tradução literal), que é causado pela luz solar sendo refletida da superfície terrestre à lunar.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: