O Instagram
vai começar a alertar adolescentes que passam mais de dez minutos seguidos assistindo a vídeos do Reels ou conversando nas DMs durante a noite. O lembrete tem o objetivo de alertar que o horário já está tarde e aconselha que fechem a rede social.
O novo aviso ocupa toda a tela, mas não impede que o jovem continue a usar o Instagram logo em seguida — basta deslizar sobre a mensagem para removê-la e voltar aos Reels. Portanto, funciona mais como um conselho do que uma ordem, mas vale a pena lembrar que existem funções de controle parental que ajudam a estabelecer um limite de tempo diário no aplicativo.
Até o momento, a função é restrita somente a perfis de menores de idade e não há uma configuração para desativar o aviso no app.
–
Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–
Instagram reforçou proteção para adolescentes
Essa não é a primeira mudança voltada para a experiência dos adolescentes na rede social: a Meta
anunciou uma série de alterações para menores de idade no Facebook e no Instagram
no começo do ano, incluindo o ajuste automático para restringir conteúdos a todos os perfis de jovens e bloqueio de termos como suicídio e transtorno alimentar.
O movimento da Big Tech pode ter relação com uma audiência promovida pelo Senado dos Estados Unidos
, que convocou os CEOs de Discord, Meta, Snapchat, TikTok
e X para explicarem “a falha em proteger crianças online”. As primeiras sessões estão programadas para dia 31 de janeiro.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: