A NASA
decidiu adiar a missão Artemis II, a primeira a enviar astronautas à Lua em mais de 50 anos. O lançamento estava programado para o final deste ano
, mas o calendário foi atualizado e o voo foi agendado para setembro de 2025.
Na missão Artemis II, a NASA levará quatro astronautas — Reid Wiseman
, Victor Glover
, Christina Koch
e Jeremy Hansen
— à órbita da Lua. O objetivo é testar tudo antes da Artemis III, que finalmente pousará na superfície lunar.
O motivo do adiamento é a segurança, segundo o administrador da NASA, Bill Nelson. “Estamos retornando à Lua de uma forma que nunca fizemos antes, e a segurança de nossos astronautas é a principal prioridade da NASA enquanto nos preparamos para futuras missões Artemis”, disse.
–
Feedly: assine nosso feed RSS
e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
–
Ele ainda acrescenta que a NASA aprendeu muito com a missão Artemis I, que levou a espaçonave Orion sem tripulação à órbita lunar. Naquela ocasião, houve um problema com o escudo térmico da nave, que acabou perdendo mais material do que o esperado durante a reentrada na atmosfera.
A equipe de engenheiros também está resolvendo problemas de bateria e de um componente do circuito responsável pela ventilação do ar e controle de temperatura. “Estamos resolvendo desafios associados às capacidades e operações inéditas”, justificou Catherine Koerner, administradora associada da Diretoria de Missões de Desenvolvimento de Sistemas de Exploração da NASA.
Por fim, Nelson disse que “Artemis representa o que podemos realizar como nação — e como coligação global. Quando focamos no que é difícil, juntos podemos alcançar o que é ótimo”, referindo-se às parcerias comerciais para o desenvolvimento do programa Artemis.
Com isso, a missão Artemis III também sofrerá um atraso, ficando para algum momento de setembro de 2026. Ainda é possível que esse cronograma também seja adiado mais tarde. A Artemis IV, a primeira missão à estação espacial lunar Gateway, está prevista para 2028.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: