Dois celulares, entre eles um iPhone, foram recuperados do jato Boeing 737 Max 9 da Alaska Airlines
que teve uma de suas portas implodidas enquanto sobrevoava Oregon durante o fim de semana.
O incidente ocorreu na sexta-feira, quando o avião estava a caminho de Ontario, na Califórnia.
Durante uma coletiva de imprensa no domingo, a presidente do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes, Jennifer Homendy, confirmou que os aparelhos foram encontrados por moradores da área onde a tampa da porta caiu da estrutura da aeronave.
“Alguns moradores encontraram um celular em um quintal e outro na beira da estrada e nos contataram, entregando-os para nós”, disse ela.
O iPhone ainda estava aparentemente intacto e funcionando após cair de aproximadamente 4,9 mil metros no céu. O celular ainda tinha parte de um carregador preso a ele. Um dos moradores parece ter postado sua descoberta no X, anteriormente conhecido como Twitter, escrevendo: “encontrei um iPhone na beira da estrada… Ainda no modo avião com meia bateria e aberto para a reivindicação de bagagem para #AlaskaAirlines ASA1282”.
A Sra. Homendy elogiou o trabalho dos membros da comunidade por sua assistência na investigação.
“Quero agradecer à comunidade”, disse ela. “Toda vez que o NTSB pede à comunidade que se una, forneça fotos, vídeos, procure algo, relate, isso acontece.”
Ela disse que os celulares podem ser usados como evidência chave em investigações para ajudar a determinar como ocorrem tragédias, acrescentando que a agência planeja examinar os dispositivos antes de devolvê-los aos proprietários.
Enquanto isso, todos os tipos de Boeing 737 Max 9 foram suspensos pela Administração Federal de Aviação até que a agência esteja “satisfeita de que estão seguros”.
Ao final da coletiva de imprensa, a Sra. Homendy voltou ao pódio para confirmar que os oficiais localizaram a tampa da porta que caiu do avião. Ela explicou que um homem a quem se referiu apenas como “Bob” a descobriu em seu quintal e alertou as autoridades. O homem é professor em Portland, disse a Sra. Homendy.