Um incêndio de grandes proporções atingiu uma propriedade rural na manhã desta quinta-feira (17) em Sorriso, região médio-norte de Mato Grosso. A área atingida seria de palhada de milho, colhido recentemente, e próxima ao anel viário do município, que conecta a BR-163 a MT-242 e ao aeroporto.
Não há informações sobre o que levou o início do incêndio na propriedade rural, bem como a extensão atingida.
O Corpo de Bombeiro foi acionado ainda na manhã desta quinta-feira. As chamas ganharam intensidade devido ao vento forte que atingia a região.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, duas equipes e uma aeronave da corporação, além de um helicóptero do CIOPAER, estiveram empenhadas no combate ao fogo na área que durou cerca de três horas. Também foram utilizados caminhões pipas de propriedades vizinhas e empresas locais.
No total, destaca o Corpo de Bombeiros, foram utilizados pela corporação 33 mil litros de água.
“O Batalhão de Emergências Ambientais e o 3º Comando Regional dos Bombeiros monitoram o local com satélites de alta tecnologia”, salienta o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso em nota.
A queimada causou uma grande quantidade de fumaça que comprometeu a visibilidade do trânsito na BR-163 no perímetro urbano de Sorriso. Contudo, de acordo com informações da Concessionária Nova Rota do Oeste não há interdição na rodovia.
Incêndios em lavouras geram preocupação e prejuízos
Os meses de agosto e setembro em Mato Grosso são os mais quentes e secos do ano, o que eleva o risco de incêndios. Nos últimos dias, áreas em diferentes regiões do estado foram destruídas pelo fogo, causando prejuízos para os produtores rurais.
No dia 11 de agosto aproximadamente 600 hectares de palhada de milho e um trator foram destruídos por um incêndio em uma fazenda localizada em Primavera do Leste, região sudeste de Mato Grosso. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, caminhões pipa, tratores com grade, uniportes, além de três aviões agrícolas, chegaram a ser utilizados para controlar a propagação das chamas.
O agricultor José Osmar Bergamasco, de Nova Mutum, teve recentemente sua lavoura de milho afetada por um incêndio iniciado em área de mata próxima a sua propriedade. Em entrevista ao Canal Rural Mato Grosso, ele pontuou que ainda não foram quantificados os prejuízos quanto à matéria orgânica, entretanto estima-se que entre cinco e seis hectares de milho que ainda iam ser colhidos tenham sido perdidos, algo em torno de 600 sacas de cereal.
Confira vídeo enviado por internauta:
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.