Peugeot 208 Turbo Style | 5 motivos para comprar e 3 para ficar longe
O motor turbo era uma demanda necessária para o Peugeot 208, reconhecidamente um dos melhores hatches do mercado brasileira, mas que pecava em desempenho na comparação com rivais como o Volkswagen Polo
e o Chevrolet Onix
, por exemplo, ambos turbinados e muito mais eficientes.
Mas a Stellantis, enfim, instalou o seu propulsor 1.0 turbo no Peugeot 208 e relançou o hatch com novas versões e equipamentos, tornando esse modelo ainda mais atraente do que já era. Um dos destaques da linha é justamente a versão Style, posicionada antes da topo de gama Griffe, mas que entrega diferenciais interessantes no lineup.
O Canaltech
passou um bom tempo com o Peugeot 208 Turbo Style e vai te contar as principais razões para comprá-lo e algumas para ficar longe dele.
–
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube
, todo dia tem vídeo novo para você!
–
5 motivos para comprar o Peugeot 208 Turbo Style
Veja abaixo os principais pontos positivos do Peugeot 208 Turbo Style.
5. Design
A atual geração do Peugeot 208 é um dos carros mais bonitos à venda no Brasil, sendo premiada constantemente por isso. Mas, na versão Style equipada com motor turbo, a montadora francesa fez alguns retoques que tornaram esse hatch ainda mais belo.
O grande diferencial por aqui são as rodas aro 17, com novo desenho mais esportivo, além, é claro, da nomenclatura Style estampada na coluna C. A dianteira segue o grande charme do carro, com o conjunto óptico dos dentes-de-sabre compostos por LED chamando bastante atenção.
4. Acabamento
Apesar de não ter o mesmo acabamento do Peugeot 208 europeu, o nosso modelo do hatch consegue ser um dos mais bem acabados carros de entrada do país, graças à feliz escolha da Stellantis pelos materiais internos e o design do cockpit, composto pelo ótimo cluster 3D, o volante com tamanho menor e os botões do painel que lembram comandos de um caça.
Além disso, a montadora teve o cuidado de deixar o interior do carro mais escurecido, com revestimentos pretos no teto e colunas, garantindo um ar mais nobre e esportivo ao mesmo tempo.
3. Preço
Os carros estão bem caros no Brasil e isso não é novidade, mas a julgar pelo que os concorrentes oferecem e analisando a linha atual do Peugeot 208, a versão Style está bem-posicionada e pode ser considerada uma das mais vantajosas se você faz questão de um bom pacote de equipamentos e o motor turbo.
Atualmente, o Peugeot 208 Turbo Style sai por R$ 109.990.
2. Consumo
O conjunto mecânico presente no Peugeot 208 Turbo Style não o tornou apenas mais rápido, como falaremos adiante, mas também mais eficiente do ponto de vista energético. Nossas médias com gasolina foram as seguintes:
- 11,7 km/l na cidade
- 14,8 km/l na estrada
Ao final dos testes, o mostrador indicava consumo médio com 12,7 km/l, muito melhor do que no antigo propulsor 1.6 aspirado proporcionava.
1. Desempenho
Com a chegada do propulsor 1.0 turbo de 130cv e 20,4 kgf/m de torque, mais o câmbio CVT que simula sete marchas, era natural que o principal motivo para comprar um Peugeot 208 agora fosse seu ótimo desempenho. Esse powertrain, presente também no Fiat Pulse
, deu vida nova ao hatch, tornando-o o mais rápido entre seus concorrentes.
O 0 a 100 km/h é feito em 9s, mas há relatos desse percurso sendo feito em menos tempo, dependendo das condições do tempo. Além disso, a tocada no dia a dia é muito ágil e agradável, com arrancadas sendo feitas sem esforço e retomadas muito seguras. Na estrada, principalmente, esse carrinho é um deleite.
3 motivos para ficar longe do Peugeot 208 Turbo Style
Veja abaixo o que não gostamos tanto no uso do Peugeot 208 Turbo Style e que pode te afastar dele.
3. Espaço interno e porta-malas
Se você quer um carro para a família, sobretudo com filhos, o Peugeot 208 Turbo Style certamente não é a melhor escolha. Por mais que suas medidas até sejam boas para a categoria, com entre-eixos de 2,53m e 4,05m de comprimento, o habitáculo do hatch é bem apertado na fileira traseira, tornando seu uso inviável para pessoas altas, sobretudo se os ocupantes da frente também forem grandes.
O porta-malas, por sua vez, não é nada convidativo. No compartimento, cabem apenas 265 litros, menos do que seus principais rivais.
2. Conectividade
A Stellantis poderia ter aproveitado a chegada das versões turbo do Peugeot 208 para implementar um sistema de concierge e a internet 4G assim como fez com os modelos da Fiat, Jeep e RAM. Segundo a montadora, porém, isso será feito no futuro.
1. Faltam alguns equipamentos
A falta de alguns equipamentos no Peugeot 208 não agradou, sobretudo pensando na versão Style, uma abaixo da Griffe, topo de gama. Nessa variante, por exemplo, poderíamos ter o retrovisor interno eletrocrômico, acendedores automáticos dos faróis e também os sensores de chuva. Além disso, o hatch vem com apenas quatro airbags. Concorrentes mais baratos, inclusive, já possuem seis bolsas de série.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: