Conforme havia revelado em junho
, a LG
lançou no Brasil nesta quarta-feira (20) a LG OLED evo Z3
, primeira TV OLED do país a contar com painel 8K. Além da resolução extrema, a novidade chama atenção pela presença de recursos de tratamento de imagem com IA e tecnologias Dolby, sistema de som poderoso de múltiplos canais e conectividade avançada, além do preço bastante salgado.
O principal destaque da LG Z3
é o display WOLED
8K em tamanho único de 77 polegadas — trata-se da primeira TV OLED com a resolução extrema no país, chegando para rivalizar com modelos 8K com LCD, caso da Samsung Neo QLED QN900C
e da QNED 8K Mini LED
da própria LG.
A maior vantagem frente aos concorrentes é justamente a tela, que usa a geração mais recente do painel OLED evo da gigante sul-coreana, capaz de entregar brilho mais intenso com menor risco de burn-in (a marca permanente de objetos estáticos da imagem), sem abrir mão dos tons de preto profundos característicos da tecnologia.
–
Baixe nosso aplicativo para iOS
e Android
e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
–
No comunicado de lançamento, a LG diz estar ciente da ausência de conteúdos em 8K que poderiam justificar a compra, destacando assim as funções alimentadas pelo processador Alpha 9 8K Gen 6, que ficariam responsáveis por garantir que o comprador desfrute da maior definição mesmo diante dessa limitação.
Sendo o televisor mais avançado da marca, a OLED Z3 traz os recursos mais premium do mercado, esperados do segmento. Há taxa de atualização de 120 Hz e compatibilidade com as tecnologias AMD
FreeSync Premium e Nvidia
G-Sync de taxa de atualização variável (VRR), modo automático de baixa latência (ALLM), HDR nos protocolos HLG para transmissões, HGiG para jogos, HDR10 e Dolby Vision IQ, que se adapta à luminosidade do ambiente, bem como um sistema de som bastante robusto.
São 9.1.2 canais com suporte aos padrões de áudio espacial DTS:X e Dolby Atmos, além de potência RMS de 60 W e funções AI Sound Pro, para otimizar a qualidade do som de acordo com o ambiente, e WOW Orchestra, que integra soundbars LG com os speakers da TV para entregar uma experiência mais encorpada.
O conjunto é mais poderoso que o usado pela QNED 8K Mini LED e seus 4.2 canais de 60 W de potência, mas acaba se posicionando abaixo dos 6. 2.4
canais de 90 W de potência da QN900C, podendo ser uma boa ideia investir em um sistema dedicado.
Complementam a experiência de visualização o vidro com acabamento antirreflexo e a AI Super Upscalling, recurso responsável por processar o conteúdo de resoluções menores (incluindo 4K, Full HD e outras) para entregar uma experiência aprimorada na tela 8K.
A LG OLED Z3 sai de fábrica com o webOS 23, versão mais recente do sistema operacional da companhia para TVs, tendo dessa forma acesso a funções inteligentes como comandos de voz com Amazon
Alexa, comunicação direta com dispositivos Apple
via AirPlay 2, e integração com os ecossistemas Matter
, Apple Home Kit e LG ThinQ. Fecham o pacote os diversos apps, incluindo streaming de mídia e games como Netflix
e Nvidia GeForce NOW, e conexões Wi-Fi 6, Bluetooth 5.0, quatro portas HDMI 2.1 e três portas USB.
Preço e disponibilidade
A TV LG OLED evo Z3 já está disponível para compra no site oficial da marca, com preço sugerido de R$ 109.999 — pagamentos no PIX recebem um desconto de 5%, derrubando o valor para ainda astronômicos R$ 104.499.
Residentes da cidade de São Paulo que comprarem o modelo até 31 de dezembro de 2023 poderão aproveitar a campanha “Premium Delivery LG”, com entrega em até dois dias úteis e instalação gratuita.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: