O fim de semana prolongado do Dia de Finados deve ser marcado por instabilidade em Mato Grosso do Sul, com previsão de pancadas de chuva, trovoadas e possibilidade de temporais em diferentes regiões. Entre sábado (31) e segunda-feira (2), Campo Grande e municípios do interior terão períodos de céu nublado, aberturas de sol e temperaturas que podem passar dos 30°C.

A previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS) indica que as instabilidades devem ganhar força principalmente no domingo (1º) e na segunda-feira, feriado de Finados. Há possibilidade de chuva de intensidade moderada a forte, acompanhada de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Em algumas localidades, os acumulados podem superar 40 milímetros em 24 horas, especialmente nas regiões sul, sudoeste e sudeste do Estado.

Em Campo Grande, a previsão do Cemtec aponta temperaturas entre 21°C e 26°C no sábado. No domingo, os termômetros devem variar de 21°C a 29°C. Na segunda-feira, a máxima também pode chegar aos 29°C, com mínima de 21°C e possibilidade de novas pancadas de chuva.

A previsão do Climatempo para a Capital indica temperaturas um pouco mais elevadas: mínima de 20°C e máxima de 28°C no sábado, 21°C a 31°C no domingo e até 31°C na segunda-feira. O instituto também aponta possibilidade de chuva e trovoadas nos três dias, com maior instabilidade no domingo e na segunda.

No interior, as condições variam conforme a região. Em Corumbá, a previsão do Cemtec indica máxima de 29°C no sábado, 34°C no domingo e 36°C na segunda-feira. Em Dourados, as temperaturas devem ficar entre 19°C e 29°C no sábado, 20°C e 30°C no domingo e 20°C e 27°C na segunda. Já em Três Lagoas, a máxima pode chegar a 30°C no sábado e 32°C no domingo e na segunda-feira.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também prevê a continuidade das instabilidades no Centro-Oeste durante o período. Para domingo, o órgão não descarta a ocorrência de granizo em áreas de Mato Grosso do Sul. Na segunda-feira, a tendência é de manutenção das pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com calor e umidade elevando a sensação de abafamento.

O Inmet alerta ainda para a possibilidade de chuva intensa, ventos fortes e granizo em áreas do Estado. Em situações de tempestade, a orientação é evitar abrigo debaixo de árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e evitar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as descargas elétricas.

A previsão indica que quem pretende viajar ou participar de atividades ao ar livre no feriado deve acompanhar as atualizações meteorológicas, já que as condições podem mudar ao longo do dia e a ocorrência de temporais tende a ser localizada.

As previsões foram consultadas no Cemtec-MS, no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e no Climatempo.