Partidos e candidatos que participaram do primeiro turno têm até a próxima terça-feira (3) para prestar contas à Justiça Eleitoral.

Eles devem informar quanto arrecadaram e gastaram durante a campanha.

No mesmo prazo, quem não disputou o segundo turno deve transferir as sobras de campanha ao partido e devolver ao Tesouro Nacional os recursos não utilizados do fundo eleitoral.

O envio das informações é feito pelo sistema Conta+JE, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Já os candidatos que disputaram o segundo turno têm até 14 de novembro para prestar contas.

O prazo também vale para os partidos que fizeram doações ou tiveram gastos com candidaturas. Nesses casos, as informações devem incluir a movimentação financeira dos dois turnos.

Quem não prestar contas e tiver a situação julgada irregular pela Justiça Eleitoral não poderá obter a certidão de quitação eleitoral nem se candidatar novamente até regularizar as pendências.

Já os partidos podem perder recursos dos fundos partidário e eleitoral, ter que devolver os valores recebidos e sofrer a suspensão do registro partidário.

Nestas eleições de 2026, participaram mais de 20 mil candidatos de 30 partidos políticos.

Fonte: Radioagência Nacional – EBC