Depois de dias de chuva intensa, Mato Grosso do Sul deve ter uma trégua nas precipitações e queda nas temperaturas durante o fim de semana. A previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec-MS) indica mínimas entre 10°C e 12°C, principalmente no sul do Estado, entre domingo (18) e segunda-feira (19). Em Campo Grande, as temperaturas devem ficar mais amenas, mas a intensidade do frio varia conforme o instituto consultado.

A mudança no tempo está associada à passagem de uma frente fria e à formação de um ciclone extratropical sobre o oceano Atlântico. Segundo o Cemtec, nesta sexta-feira (16) ainda há condições para chuva em Mato Grosso do Sul, especialmente nas regiões norte, nordeste e leste, onde podem ocorrer pancadas intensas, raios e rajadas de vento superiores a 50 km/h em pontos isolados.

A partir de sábado (17), a tendência é de redução gradual das instabilidades, com períodos de sol e variação de nebulosidade na maior parte do Estado. O tempo deve ficar mais aberto entre domingo e segunda-feira, embora as condições possam variar de uma região para outra.

Como fica o tempo em Campo Grande

Na Capital, a previsão da Climatempo indica sábado com temperaturas entre 16°C e 25°C. No domingo, os termômetros devem variar de 16°C a 24°C, sem previsão de chuva. Outra previsão meteorológica consultada aponta mínima de aproximadamente 14°C no domingo, indicando que o amanhecer poderá ser mais frio do que nos últimos dias.

Frio mais intenso no sul do Estado

O destaque será a região sul de Mato Grosso do Sul, onde as mínimas podem chegar a 10°C ou 12°C entre domingo e segunda-feira. Municípios como Ponta Porã e outras cidades próximas à fronteira com o Paraguai devem sentir com mais intensidade a entrada do ar frio.

Apesar da melhora prevista para o fim de semana, o volume de chuva acumulado nos últimos dias exige atenção. O Cemtec alerta para a possibilidade de alagamentos em áreas vulneráveis, principalmente enquanto persistirem os efeitos das precipitações recentes.

Em Campo Grande, moradores também devem manter cuidado com ruas alagadas, buracos e estruturas danificadas pelo temporal de quinta-feira (15). A previsão de tempo mais firme favorece os trabalhos de limpeza e recuperação, mas não elimina imediatamente os riscos provocados pelo excesso de água.