A busca contínua por inovação e ganhos de produtividade tem se tornado a chave para o crescimento das micro e pequenas empresas. Exemplo disso é a trajetória do empresário Reginaldo Malaquias, proprietário de uma indústria de artefatos de cimento e engenharia civil no município de Macuco (RJ), que teve um salto em eficiência e faturamento após a implementação das metodologias do Agente Local de Inovação (ALI) Produtividade, programa do Sebrae que oferece acompanhamento com profissionais especializados e que está na sua última semana de inscrições.
A atuação do ALI Produtividade junto à empresa de Reginaldo teve início no segundo semestre de 2025, com prioridade na revisão da precificação e da gestão financeira. Em paralelo às finanças, o chão de fábrica e a estrutura operacional passaram por várias transformações, como a reorganização do layout da empresa, implantação de novos equipamentos, organização de estoque e da área produtiva. A modernização também chegou à marca e à comunicação, com a estruturação de perfis digitais, novo catálogo de produtos, gestão estratégica de leads e reformulação física das instalações, incluindo reforma da fachada, da recepção e a criação de um showroom.
Impulsionado pelos resultados que vinha alcançando com o acompanhamento do ALI Produtividade, Reginaldo decidiu inscrever-se novamente no programa em 2026 para buscar acompanhamento para a Malaquias Locação de Equipamentos e Serviços, empreendimento do grupo que estava inativo. Com o suporte do ALI, o CNPJ de locação foi reativado, a empresa ganhou contratos padronizados, catálogo próprio de serviços e rapidamente voltou a faturar.
Vagas abertas para o novo ciclo do ALI Produtividade
O Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) é uma iniciativa do Sebrae para micro e pequenas empresas que querem inovar e promover melhorias na gestão com foco em aumentar produtividade, faturamento e reduzir custos. O escritório do Sebrae Rio em Nova Friburgo está com inscrições abertas até o dia 30/08 para o novo ciclo do ALI Produtividade. As empresas que desejarem participar devem fazer contato através do telefone (22) 2523-6908.
“O caso do Reginaldo ilustra o propósito do ALI Produtividade: transformar a realidade dos pequenos negócios por meio de soluções práticas e de baixo custo que impactam diretamente na organização da empresa. O resultado que ele teve comprova a força da nossa metodologia. Estamos com vagas abertas para o novo ciclo e convidamos os empresários da região a aproveitarem essa oportunidade de elevar a competitividade de seus empreendimentos”, afirma Fernanda Gripp, coordenadora do Sebrae Rio em Nova Friburgo.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias