A plataforma Instagram divulgou o relatório “Vem na Trend 2024”, realizado em parceria com a WGSN, que apresenta quais foram os emojis mais usados pelos jovens no Brasil em 2023 além de revelar curiosidades sobre o comportamento da Geração Z na rede social.
O estudo é resultado de uma pesquisa sobre questões e tendências que são importantes para a Gen Z no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Índia e Coreia do Sul. O levantamento destaca temas revelantes para esse público, como celebridades, estilo de vida, namoro e amizade.
Emojis mais usados no Brasil
De acordo com o relatório, os jovens entre 16 e 24 anos no Brasil gostam de usar emojis com corações e risadas. Os cinco mais utilizados por essa geração em 2023 são:
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
–
- ❤️
- 🥰
- 😂
- 😍
- 🤣
Comportamento dos jovens
O relatório divulgado pela Meta revela também algumas curiosidades sobre a Geração Z brasileira que contrastam com os dados mundiais. Os jovens do Brasil se mostram mais corajosos em “dar like” na hora de flertar e “trocar follow” para pedir número de telefone.
Confira os destaques da pesquisa:
- A Geração Z no Brasil está mais interessada em usar as redes sociais “para ficar por dentro das tendências” (25,6%), incluindo moda e tecnologia;
- Nos outros países que participaram da pesquisa, o principal motivo dos jovens para usar o Instagram é “manter contato com família e amigos” (26,4%);
- 42% dos brasileiros nessa faixa etária levam em consideração o interesse de outra pessoa por memes ao analisar se tem alguma conexão com ela. Mundialmente, essa porcentagem é de 30%;
- “Ter mal humor ou gosto ruim para memes” é o segundo maior motivo para não gostar de alguém entre os jovens dos países participantes, e só perde para “mastigar com boca aberta”;
- Os brasileiros foram os que mais declararam “procurar alguém com quem podem ser eles mesmos (51,3%) e são os mais propensos a responder aos stories de um crush ou enviar um meme para a pessoa que gosta;
- Questionados sobre por que gostam de trocar follow no Instagram, a maioria dos brasileiros citou “trocar número de telefone” (40,6%), enquanto os jovens dos outros países responderam “parecer mais casual”;
- A geração jovem do Brasil é também a que mais considera apagar as fotos com o ex no caso de ficar solteiro (32%);
- A relação com celebridades é um forte atrativo do Instagram para a Geração Z, e 68,3% dos brasileiros nessa faixa etária admitiram já ter enviado uma mensagem direta (DM) para ídolo ou influenciador famoso.
- 3 em 4 pessoas dessa geração também se consideram parte de um fandom no mundo todo. Os principais fandoms estão relacionados a: Programa de TV/anime (32%); Cantores/Bandas (28%); Videogames (23%);
- Entre as tendências e promessas para 2024, esse público deseja ter práticas mais sustentáveis de moda, incluindo “comprar menos roupas”, “repartir looks” e “apoiar o comércio local”;
- Os jovens também desejam que 2024 seja um ano de “autoaperfeiçoamento e desenvolvimento, tendo como prioridades: “permanecer saudável”, “explorar um plano de carreira” e “viajar”;
- A Geração Z dos países participantes da pesquisa também se revelou empreendedora, com 1 em cada 3 afirmando que a melhor maneira de alcançar riqueza é através de alguma forma de trabalho autônomo.
Para os interessados em manter maior privacidade sobre os conteúdos que compartilha no Instagram, veja também como utilizar o recurso “Amigos próximos” para publicar fotos no feed, reels e stories
apenas para contatos selecionados.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: