Agência participa da expedição que saiu de Campo Grande no dia 24 e chegou hoje a Iquique, no Chile, onde participa com a caravana de encontros estratégicos com governantes regionais dos quatro países
Com representantes da Agência Estadual de Regulação (AGEMS), a expedição RILA – Rota da Integração Latino Americana completou nesta terça-feira (28) a última etapa da viagem de ida até Iquique, no Chile. Saindo cedo de San Pedro de Atacama, nos Andes chilenos, a caravana chegou à cidade portuária no Pacífico, ponto de ligação com grandes mercados asiáticos.
“Não vamos ter Rota Bioceânica sem uma regulação de transportes adequada. Nós, junto à AGEMS, vamos ter que fazer todo um trabalho de habilitar os nossos transportistas na área internacional”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck sobra a importância da Agência.
E a estratégia que a direção da AGEMS vem adotando de buscar expandir a atuação em convênio com agências federais, especialmente a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), será fundamental, reconhece o secretário.
“A Rota Bioceânica se constrói com um conjunto de conhecimento, da regulação, do mercado, de cada um que está diariamente trabalhando por isso. E a Agência terá, por exemplo, um primeiro importante papel de identificar quais são os grandes gargalos que temos ainda sobre o transporte de produtos, sejam eles agrícolas ou frigorificados, para que possamos, daqui a três anos, estarem sendo vendidos por aqui”.
Verruck agradeceu a participação da Agência na Expedição, reforçando o reconhecimento da regulação para consolidar a Rota da Integração.
Em Iquique, autoridades, técnicos, empresários e pesquisadores da caravana sul-mato-grossense participam do Fórum de Territórios Subnacionais do Corredor Bioceânico de Capricórnio.
O tema principal do evento é a Rota Bioceânica.