O Google
segue investigando o problema que fez muitas pessoas perder arquivos do Google Drive
e, hoje (28), confirmou que o problema está relacionado ao app de desktop da plataforma.
Em publicação feita na página de suporte da ferramenta, um funcionário do Google trouxe mais informações sobre o problema e garantiu que a empresa segue trabalhando numa solução.
“Estamos investigando os relatos de um problema impactando uma quantidade limitada de usuários do Drive para desktop e seguiremos com atualizações”, explica o representante da companhia identificado como Saitej.
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O que fazer por enquanto?
Como ainda não há uma solução e o problema persiste, a saída é tomar cuidado. Ontem (27), a Gigante da Web recomendou que não fosse realizada qualquer alteração na pasta raíz do serviço (ou seja, aquele diretório principal onde ficam todos os demais diretórios e arquivos).
Na postagem de hoje, o funcionário do Google deu outras duas novas dicas:
- Não clicar em “Desconectar conta” no app do Drive para desktop (Windows e macOS);
- Não apagar nem mover a pasta de dados do aplicativo:
- No Windows, ela está no caminho %USERPROFILE%AppDataLocalGoogleDriveFS;
- No macOS, ela está em ~/Library/Application Support/Google/DriveFS.
Se você não usa o Drive no desktop, provavelmente não corre risco de sofrer as consequências deste problema. Se você pensava em sincronizar seus arquivos, a dica é esperar até que tudo volte ao normal.
O Google ainda não deu um prazo para corrigir o problema nem informou se os arquivos que sumiram foram deletados definitivamente ou se há chance de recuperá-los.
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