A Ordem do Dia da sessão desta quarta-feira (4) resultou na aprovação, em redação final, de dois projetos que tratam da valorização cultural e do enfrentamento ao racismo religioso em Mato Grosso do Sul. As matérias seguem agora ao expediente.
O Projeto de Lei 146/2025, apresentado pelo deputado Marcio Fernandes (MDB), inclui no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul o Brasileirão de Laço Comprido e o Encontro de Laço Comprido do CLC, realizados anualmente, em junho, no Parque do Peão CLC, em Campo Grande.
O parlamentar destaca que o laço comprido integra as raízes culturais sul-mato-grossenses, reunindo competidores e famílias de diversas regiões, fortalecendo a cultura local e impulsionando turismo e economia. A proposta segue ao expediente.
Racismo religioso
Já o Projeto de Lei 271/2024, de autoria da deputada Gleice Jane (PT), institui ações de combate ao racismo religioso contra comunidades negras e indígenas no Estado.
O texto cria um programa com diretrizes para enfrentar a intolerância religiosa, a estigmatização de religiões de matriz africana, afro-brasileiras, povos de terreiro e povos indígenas, além de prever medidas de prevenção e combate à violência contra praticantes e locais de culto.
A parlamentar cita casos de ataques religiosos, como um incêndio investigado em uma casa de candomblé em Dourados, e reforça a urgência de ações mais eficazes do Poder Público. O projeto também segue ao expediente.
Serviço
As sessões plenárias podem ser acompanhadas presencialmente ou pela transmissão ao vivo dos canais oficiais de comunicação da Casa de Leis: TV ALEMS canal 7.2 no sinal aberto e canal 9 da Claro NET TV, ou ainda no link TV ALEMS; Rádio ALEMS FM 105.5, sinal aberto, ou no link Rádio ALEMS; Facebook e Youtube.







