YouTube Music ganha IA para gerar capa de playlist
O YouTube Music
começou a liberar para o público uma nova ferramenta de IA generativa
para a criação de capas personalizadas para playlists. A novidade permite que as pessoas criem artes para ilustrar suas coleções a partir de uma descrição em texto. O recurso funciona como outras aplicações de IA para gerar imagens a partir de prompt de comando e oferece 33 categorias pré-definidas para facilitar o processo criativo.
O Google
anunciou a ferramenta no final de outubro com distribuição inicial para o público dos Estados Unidos e com acesso apenas no idioma inglês. A Big Tech informou que outros países e idiomas serão adicionados em breve, mas não definiu um cronograma de lançamento. O Canaltech
atualizou o aplicativo para Android e iOS no momento da publicação desta matéria e ainda não teve acesso à ferramenta.
IA para gerar capas
De acordo com o blog oficial do YouTube
, “a experiência guiada permite que os usuários explorem sem esforço uma variedade de temas visuais e opções para criar capas exclusivas que expressam a singularidade de suas playlists pessoais.”
–
Siga o Canaltech no Twitter
e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
–
A IA para gerar capas aparece como uma opção de personalização após criar uma playlist no aplicativo. A ferramenta relaciona 33 categorias — como animais, paisagem e fantasia — e apresenta um campo para a descrição da imagem desejada.
A demonstração do blog da companhia indica que as pessoas podem navegar por uma variedade de prompts pré-definidos e alterar partes das descrições dentro das categorias. O resultado pode ser visualizado imediatamente na tela do aplicativo e aplicado na playlist.
No entanto, as artes criadas com a IA só poderão ser vistas por pessoas com acesso à playlist e não há a possibilidade de exportar as imagens para compartilhar com outras pessoas ou utilizar em outros apps.
Testes com IA no YouTube
A IA para gerar capa de playlist no YouTube Music acompanha outras iniciativas da companhia com aplicação de inteligência artificial. Na versão do app para aparelhos Pixel
, há uma ferramenta generativa para criar papéis de parede.
Já a plataforma de vídeos, em parceria com o Google DeepMind, começou a testar uma IA para gerar músicas que “clonam” o estilo de artistas famosos
e prepara uma aplicação capaz de produzir sons de instrumentos a partir de exemplos de melodia cantarolada.
Essas novidades também estão limitadas para o público norte-americano por enquanto.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: