quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

Número de pequenos negócios abertos em atividades relacionadas ao Carnaval cresce 15% em dois anos

Folia, música, diversão e economia podem andar juntos? O Carnaval é prova de que a geração de renda e emprego andam de mãos dadas, nesse período, com a alegria característica da maior festa popular do país. Milhões de empreendedores aproveitam a data para aumentar os resultados dos seus negócios.

Levantamento feito pelo Sebrae no último dia 11 mostra um crescimento de 15% de empresas abertas no país em atividades relacionadas ao Carnaval entre 2023 e 2025. Em Salvador (BA), um dos destinos mais procurados, o aumento no período foi maior do que a média nacional: 17,4%.

O levantamento, por meio da plataforma DataSebrae, considera o número de empresas abertas em atividades com forte relação com o carnaval, tais como fabricação de adereços, organização de festas e eventos, e produção musical. Sem contar as empresas de outros segmentos, também impactados pela folia.

Quase 90% dos fornecedores do Camarote Viva Bahia foram pequenos negócios | Foto: Matheus Souza

A força dos pequenos negócios domina muitas outras atividades além das listadas no levantamento. Na Bahia, os pequenos negócios são quase a totalidade dos segmentos de bares, restaurantes e alimentação fora do lar (98,6%) e de transporte e receptivo turístico (97%). Eles também representam 84,1% dos hotéis e meios de hospedagem.

Um exemplo dessa força do empreendedorismo por trás do Carnaval está evidenciada em ação que o Sebrae promoveu no Camarote Viva Bahia, em Salvador, espaço onde quase 90% dos fornecedores foram pequenos negócios. A presença da instituição na maior festa popular do país reforça o uso de estratégias de experiência de marca como ferramenta para ampliar o alcance institucional e aproximar o público da agenda dos pequenos negócios.

A Jyreh Soluções foi responsável pelos serviços de apoio e de limpeza no Camarote Viva Bahia | Foto: Divulgação

No espaço, pequenos negócios foram promovidos, como as costureiras que customizam abadás, empreendedores de alimentos e bebidas, entre outros de áreas como massagem, maquiagem e moda. Os serviços de apoio e de limpeza, por exemplo, serão tocados pela Jyreh Soluções.

Criada em 2023, a microempresa é sediada em Salvador e mantém atualmente cerca de 30 funcionários fixos, como porteiros, agentes de limpeza, recepcionistas, copeiros e analistas administrativos. A atuação abrange indústrias, condomínios residenciais e comerciais, escritórios e empresas da iniciativa privada.

No Carnaval de Salvador, a Jyreh vivenciou um período de pico operacional, com a contratação de 150 a 200 profissionais temporários para atender a demanda. “A estabilidade vem da operação contínua, dos contratos fixos, mas o Carnaval é um bônus importante”, diz a empreendedora Ariane dos Reis Santos, que destaca o apoio do Sebrae aos pequenos negócios.

“O Camarote Viva Bahia é um exemplo concreto de como o Carnaval pode ser um grande laboratório de branding, live marketing e desenvolvimento econômico”, afirma Ana Paula Garcia, coordenadora nacional da Marca do Sebrae.

“Quando o Sebrae ocupa esse espaço com experiências reais, envolvendo pequenos negócios locais, estamos fortalecendo a marca Sebrae e, ao mesmo tempo, gerando oportunidades de visibilidade, renda e conexão para os empreendedores”

Ana Paula Garcia, coordenadora nacional da Marca do Sebrae

“É a marca em ação, no território, mostrando que o empreendedorismo é parte essencial da maior festa do país”, complementa.

Costureiras contratadas pela microempresa baiana Thereza Priore Moda Autoral Brasileira

O Sebrae promoveu ações como a promoção de exposição com arte local e a customização de abadás nos três pontos relacionados ao camarote (o próprio camarote, a loja no Shopping Barra e o hotel oficial, Intercity). A responsável pelo serviço foi a marca baiana Thereza Priore Moda Autoral Brasileira, criada há 16 anos.

A microempresa de Thereza tem 5 funcionários fixos, mas, durante o Carnaval, a equipe se expande para cerca de 15 pessoas. Neste ano, a marca atuou exclusivamente no Camarote Viva Bahia para personalizar as camisas e abadás dos convidados. Thereza celebra a visibilidade para a marca: “O faturamento gerado pelo Carnaval é estratégico e ajuda a equilibrar o mês de fevereiro, quando tradicionalmente as vendas sofrem uma queda”.

A ação do Sebrae reforça o compromisso da instituição com o desenvolvimento econômico, social e cultural, mostrando que o Carnaval, assim como outros grandes eventos, também são espaços estratégicos de geração de oportunidades e fortalecimento dos pequenos negócios.


Fonte: Agência Sebrae de Notícias