quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

Sebrae/CE inicia as tratativas para implantar o Centro de Inovação de Russas

O articulador da Unidade de Ambientes de Inovação do Sebrae/CE, Hebart Melo, acompanhado do articulador do Escritório Regional do Sebrae no Jaguaribe, Alcides Marques, iniciaram, sob a supervisão da Diretoria Técnica da instituição, a fase inicial de implantação do Centro de Inovação de Russas.

A iniciativa representa um avanço estratégico com o alinhamento na expansão do Ecossistema de Inovação do Ceará do Sebrae/CE, a partir das Diretrizes de interiorização da inovação; Fortalecimento de ecossistemas regionais; Ampliação da atuação do SEBRAELab; Estímulo à competitividade de micro e pequenas empresas e Conexão universidade–mercado

Principalmente porque o município de Russas apresenta ambiente favorável à implantação do Polo de Inovação, com a presença universitária, interesse do poder público e potencial empresarial regional, o que representa a oportunidade para consolidar o Vale do Jaguaribe como território de inovação, ampliando o alcance do Sebrae/CE e fortalecendo a agenda de desenvolvimento regional sustentável.

Na agenda cumprida pela missão técnica do Sebrae/CE foram realizados encontros na Prefeitura e na Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, oportunidade em que foi discutida a estruturação de uma parceria público-privada para implantação de um Polo de Inovação no prédio-anexo da Universidade Federal do Ceará (Campus Russas).

A proposta é transformar o prédio-anexo da UFC em Russas em um Polo Regional de Inovação, estruturado por meio de governança colaborativa entre poder público, academia, setor produtivo e instituições de fomento. O projeto visa:
* Estimular o empreendedorismo inovador na região do Vale do Jaguaribe
* Apoiar a criação e aceleração de startups
* Implantar estrutura de prototipagem (Fab Lab)
* Integrar empresas, universidade e mercado
* Consolidar Russas como hub regional de inovação

A proposta técnica a ser apresentada à Diretoria contempla programas estruturantes como:

* Programa Municipal de Bolsas para estímulo a projetos inovadores (Prefeitura)
* Aceleração de startups via SEBRAELab
* Implantação de Fab Lab, com metodologia SEBRAE
* Modelo de Governança Colaborativa, com comitê regional de inovação
* Definição de modelo de gestão compartilhada entre as instituições parceiras

No Cronograma previsto constam a estruturação e implantação gradual das ações até maio de 2026, contemplando:
1. Formalização das parcerias
2. Definição do modelo jurídico da cooperação
3. Estruturação física do espaço
4. Implantação das metodologias

Já ao Sebrae/CE caberá a realização dos ciclos de aceleração e as parcerias Institucionais e metodologia Fab Lab, enquanto à Prefeitura de Russas ficará a cargo da facilitação do uso do prédio-anexo da UFC, a Liderança na articulação local, o mapeamento de parceiros estratégicos e estruturação de programa de bolsas. No caso da Universidade Federal do Ceará, ficará responsável pela
Cessão do espaço físico, Corresponsabilidade na definição do modelo de gestão e Apoio técnico e integração com a comunidade acadêmica.

Voltando ao Sebrae/CE, a instituição ficará responsável pela:

* Elaboração do documento de referência do Polo
* Construção do mapa de atividades e portfólio de serviços
* Repasse da metodologia de implantação de Fab Lab
* Repasse da metodologia de aceleração via SEBRAELab
* Apoio na estruturação do modelo de governança
Já a Brisanet promoverá:
* Testes e implantação de conectividade de alta velocidade
O Banco do Nordeste fica com o :
* Apoio financeiro
* Linhas de fomento e crédito para projetos inovadores

A proposta está alinhada com: Diretrizes de interiorização da inovação; Fortalecimento de ecossistemas regionais; Ampliação da atuação do SEBRAELab; Estímulo à competitividade de micro e pequenas empresas; Conexão universidade–mercado. O município de Russas apresenta ambiente favorável, com presença universitária, interesse do poder público e potencial empresarial regional. A implantação do Polo de Inovação de Russas representa oportunidade estratégica para consolidar o Vale do Jaguaribe como território de inovação, ampliando o alcance do Sebrae/CE e fortalecendo a agenda de desenvolvimento regional sustentável.


Fonte: Agência Sebrae de Notícias