segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

Prêmio Educador Transformador divulga os projetos selecionados nas Jornadas Estaduais

Nesta segunda-feira (16), serão divulgados no site oficial do Prêmio Educador Transformador os 1º, 2º e 3º colocados das Jornadas Estaduais, etapa que antecede a fase nacional da premiação. A iniciativa é realizada pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Significare e a Bett Brasil, e reconhece práticas educacionais inovadoras desenvolvidas por professores e gestores escolares de todo o país.

Confira a lista completa no site oficial do prêmio.

Os projetos que ficarem em primeiro lugar nas Jornadas Estaduais avançam automaticamente para a etapa nacional, que começa em 23 de fevereiro e segue até abril, com mais dois meses de desenvolvimento e aprimoramento das propostas. O resultado final dessa fase será conhecido durante a Bett Brasil 2026, que acontece de 5 a 8 de maio, em São Paulo.

Nesta edição, o Prêmio Educador Transformador registrou 5.560 inscrições, com 1.300 projetos concorrendo em três categorias: Inovação Pedagógica e Metodologias Ativas, Gestão Educacional Transformadora e Inclusão e Sustentabilidade na Educação. As propostas puderam ser inscritas de forma individual ou coletiva, fortalecendo o trabalho colaborativo no ambiente educacional.

Entre as principais inovações da terceira edição do prêmio está a ampliação do público-alvo, que passa a contemplar gestores escolares, gestores de rede e professores, além da possibilidade de inscrição de projetos coletivos, com até três educadores por trabalho. Segundo a analista de Educação Empreendedora do Sebrae Nacional Ana Paula Papa, todos os integrantes dos projetos selecionados recebem a mesma premiação — avanço em relação às edições anteriores, quando apenas um professor era contemplado.

“Ao permitir a inscrição de projetos coletivos, conseguimos fortalecer o trabalho colaborativo na educação e garantir que todos os integrantes dos projetos selecionados recebam a mesma premiação. Essa é uma mudança importante em relação às edições anteriores e amplia o reconhecimento do esforço coletivo dos educadores”

Ana Paula Papa, analista de Educação Empreendedora do Sebrae Nacional

Outra novidade é a oferta de uma jornada de formação estruturada, de capacitação em Inteligência Artificial e realizada na plataforma Strateegia, que acompanhou os participantes durante os três meses da etapa estadual. Os educadores desenvolveram seus projetos com base na abordagem de design thinking e, independentemente do resultado final, todos receberão certificado de participação.

Na etapa estadual, os 1º, 2º e 3º colocados de cada categoria recebem troféu, certificado e selo digital. Os projetos classificados em primeiro lugar também garantem participação, com todas as despesas pagas, na missão Bett Brasil 2026. Já na etapa nacional, os vencedores concorrem a premiações como missão internacional para a Bett UK, em janeiro de 2027, missão nacional para o Congresso do Sebrae, além de notebooks, selos digitais, certificados e, para o primeiro lugar, um MBA em Educação Empreendedora, certificado pela Faculdade Sebrae.


Fonte: Agência Sebrae de Notícias