A CPI Mista do INSS vota nesta quinta-feira (5) mais de 70 requerimentos. Entre eles, o que pede a quebra do sigilo bancário e fiscal do Banco Master. Os senadores querem saber das contas, investimentos e bens relacionados ao Master. Alegam que mais de 250 mil contratos de consignados foram concedidos de forma irregular, sem autorização do aposentado.

Aliás, o Daniel Vorcaro, dono do Master, iria hoje à CPI. Depoimento reagendado para depois do carnaval com o compromisso dele ser perguntado somente sobre essa questão dos empréstimos e não sobre as outras investigações relativas ao Banco, como a compra dele pelo BRB, relações com empresários e políticos.
Um outro requerimento pede a lista de passageiros e o histórico dos voos de aviões ligados à empresas de Vorcaro.
São 78 requerimentos. Além desses ligados ao Master, tem pedidos de prisão preventiva do ex-ministro do Trabalho, José Carlos Oliveira, que foi ministro no governo anterior. Ele é investigado na Operação Sem Desconto, aquela dos descontos irregulares. E pedidos de prisão de outras pessoas ligadas a associações também investigadas.
Passada essa fase deliberativa, a Comissão vai se reunir para ouvir o atual presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior. Será perguntado sobre as ações que tem tomado com relação aos empréstimos. O que foi suspenso, medidas tomadas e ressarcimento.
Fonte: Radioagência Nacional – EBC






