Com foco em transformar planejamento em entregas concretas e aproximar a gestão pública das demandas reais da população, a Seilog (Secretaria de Infraestrutura e Logística) assinou, na tarde desta sexta-feira (30), o Contrato de Gestão 2026, instrumento que orienta as ações estratégicas do Governo de Mato Grosso do Sul nas áreas de infraestrutura, inovação e logística ao longo dos próximos meses.
O contrato, assinado pelo governador Eduardo Riedel, envolve também órgãos vinculados à secretaria: a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), a Agehab (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul) e a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul).
No âmbito da Seilog, o contrato reúne projetos estratégicos e um conjunto de entregas voltadas, principalmente, à modernização da infraestrutura e da logística estadual. Um dos projetos é a implantação da Rede de Conexão Produtiva, voltada à integração dos modais logísticos, com foco em ferrovias, portos e aeroportos.
Na Agesul, foram pactuados projetos que contemplam a universalização da pavimentação de ruas e avenidas nos municípios, com ações de implantação, revestimento primário e pavimentação, além de obras de restauração, construção e manutenção de pontes e de manutenção da malha rodoviária.
Na Agehab, foram estabelecidas metas voltadas à construção de novas unidades habitacionais e à emissão de títulos de regularização fundiária.
Na Sanesul, o contrato prevê a continuidade e a ampliação dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário nos municípios atendidos.
O Contrato de Gestão é um programa estruturado em etapas ao longo do ano. Na primeira fase, as secretarias definem seus projetos e metas anuais e os apresentam ao governador para assinatura do compromisso. Em fevereiro, são realizadas oficinas com gestores e gerentes de projetos de cada pasta, com orientações técnicas. Na sequência, têm início os processos de execução e monitoramento das propostas, com avaliações periódicas até a entrega final, prevista para o fim de 2026.
O governador Eduardo Riedel destacou a importância de estabelecer metas de eficiência e planejamento estratégico com o objetivo de melhorar a vida das pessoas.
“Temos novamente um ano desafiador e precisamos estar preparados, com planejamento, atualizações constantes das metas, monitoramento dos indicadores e essa rotina de trabalho com o time é fundamental para cumprirmos o que foi apresentado no plano de governo, com foco sempre em uma gestão pautada por resultados.”
Já o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira, explicou o funcionamento da ferramenta, que já está em execução há 11 anos.
“Todo o desenvolvimento dos projetos é monitorado com cada gerente das pastas e, nesse período, o governador acompanha o nível de execução de cada contrato. No meio do ano, realizamos uma reunião semestral para avaliação e, ao final de 2026, apuramos todos os indicadores e entregas, com um balanço geral do governo sobre o contrato de gestão.”
A Seilog foi o segundo órgão público a firmar o Contrato de Gestão 2026. Mais cedo, a PGE (Procuradoria-Geral do Estado) também pactuou o documento.
Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende
Fonte: Governo do Estado de MS




