
O CDS-Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Ibiapaba (CDS Ibiapaba) realizou, na última sexta-feira, 23 de janeiro, o 1º Seminário “Fim dos Lixões na Ibiapaba Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Ibiapaba”-Marco do Desenvolvimento Sustentável Regional, (CDS Ibiapaba) realizou, na última sexta-feira, 23 de janeiro, o 1º Seminário Fim dos Lixões na Ibiapaba
O evento aconteceu das 8h às 17h, na Câmara Municipal de São Benedito-CE, reunindo prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, técnicos e especialistas dos oito municípios consorciados. Participaram do seminário representantes de Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte e Croatá da Serra, fortalecendo o compromisso regional com a busca por soluções integradas e sustentáveis para a gestão dos resíduos sólidos.

A programação foi estruturada em cinco painéis temáticos, abordando desde os aspectos legais até alternativas técnicas e econômicas para o encerramento definitivo dos lixões na Serra da Ibiapaba.
No Painel 1-Aspectos legais e responsabilidades dos municípios ministrado pelo Dr. Itacir Todero, destacou as obrigações legais dos municípios, os prazos e penalidades pelo descumprimento da legislação ambiental, além de apresentar editais, programas de apoio e parcerias público-privadas como ferramentas para viabilizar a regularização da gestão dos resíduos sólidos.
No Painel 2-Diagnóstico regional da gestão de resíduos, os palestrantes Helton Lopes, superintendente do CDS Ibiapaba, Rafael Sena, da Aliança Ambiental, e Janaína Vasconcelos, da LUWD, apresentaram um panorama da realidade regional. Entre os temas abordados estiveram a situação atual dos resíduos sólidos, o mapeamento dos lixões ativos, o volume de resíduos gerados por município, além dos impactos ambientais, sociais e na saúde pública, com destaque para a situação dos catadores de materiais recicláveis.
O Painel 3 girou em torno de Soluções e alternativas sustentáveis e reuniu Paulo Henrique Lustosa e Albert Gradvohl (Acfor), José Carlos de Farias (Instituto Gestão Brasil), Carlos Lopes (Instituto Gestão Brasil) e Cícero Genro (Geophoto Serviços Ambientais). O debate abordou modelos de consórcios intermunicipais, a viabilidade técnica e econômica de aterros sanitários regionais, coleta seletiva, reciclagem, compostagem de resíduos orgânicos, logística reversa e o papel da educação ambiental como instrumento de transformação.
Já o Painel 05-Desenvolvimento econômico e inovação contou com a palestra de Marcelo Marcílio Santos, coordenador de Atração de Investimentos da Secretaria Executiva do Comércio, Serviços e Inovação. O painel destacou como a gestão adequada dos resíduos pode impulsionar o desenvolvimento econômico, atrair investimentos e gerar emprego e renda de forma sustentável.
Encerrando a programação, o Painel 05 – Impactos da Containerização na Eficiência da Coleta Seletiva foi conduzido por especialistas da Contemar Ambiental, com as participações de Amanda Sidani, Maiara Cantanhede e Igor Melo. Foram apresentados exemplos práticos de como a containerização podem melhorar a eficiência operacional da coleta, reduzir custos e ampliar os resultados da coleta seletiva.
Para o CDS Ibiapaba, o seminário representa um marco regional na construção de políticas públicas integradas, reforçando a cooperação entre os municípios consorciados e o compromisso com o desenvolvimento sustentável, a preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população da Serra da Ibiapaba.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias





