O Sistema Regional de Inovação do Sudoeste do Paraná (SRI) recebeu na quarta-feira, 14, e na quinta-feira, 15, uma comitiva formada por representantes ligados ao SRI Sul de Minas Gerais. A visita da equipe teve como intuito conhecer as estratégias e a governança dos ecossistemas locais, planejamento, atuação junto com outros atores, como o setor público, privado e instituições de ensino, bem como os programas desenvolvidos regionalmente no sudoeste do Paraná.
A visita contou com a presença do gerente da Regional Sul do Sebrae/MG, Rodrigo Ribeiro Pereira, da coordenadora estadual de Inovação do Sebrae/MG, Luisa Vidigal, do consultor de Inovação da Regional Sul do Sebrae/MG, Paulo Sarto, do superintendente de Inovação da Prefeitura de Lavras, Rennan Gonçalves Campos, e do diretor de Inovação da Inovaí (Agência de Inovação do Ecossistema Itajubá Hardtech), Maurício de Pinho Bittencourt.

O gerente da Regional Sul do Sebrae/MG, Rodrigo Ribeiro Pereira, conta que a instituição lançou, no final de 2025, oficialmente, o seu sistema regional de inovação e agora vive uma fase de estruturação e de amadurecimento.
“Os dois estados têm avançado significativamente na área da inovação. Por isso, para nós, a visita tem como propósito compreender os modelos adotados, os trabalhos desenvolvidos, os desafios enfrentados e as soluções encontradas ao longo de todo o processo. A região sudoeste do Paraná atende as nossas expectativas, uma vez que o modelo regional foi construído de forma colaborativa e com foco no desenvolvimento do território, o que reforça o caminho que o Sul de Minas Gerais busca seguir”, completa Rodrigo.
O ecossistema da região sul de Minas Gerais, que abrange as cidades de Lavras, Varginha, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Santa Rita do Sapucaí e Itajubá, tem muitas características parecidas com o sudoeste do Paraná, como a presença de universidades e a proximidade territorial entre os municípios, o que favorece a integração entre prefeituras, instituições de ensino e empresas, favorecendo assim a criação de um ambiente voltado ao desenvolvimento tecnológico e de inovação.
Em Pato Branco, o grupo conheceu o escritório do Sebrae/PR, indicadores, gestão de ambientes de inovação, integração de projetos de Startups ao Ecossistema Local de Inovação, bem como a atuação dos Agentes Locais de Inovação (ALI) e dos Agentes Regionais de Inovação (ARI). Eles visitaram ainda o Conselho Municipal de Inovação e participaram de uma visita técnica à Viasoft, que atua na área de softwares de gestão.

Para Cesar Colini, gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, o encontro foi uma oportunidade para fomentar novas conexões.
“Desde 2007 trabalhamos a inovação no sudoeste do Paraná. Temos um alto grau de maturidade e podemos avaliar que temos um ecossistema consolidado. Toda essa experiência hoje é uma base que serve de inspiração para o Sebrae de Minas Gerais, que está implantando o seu programa de inovação. Temos muito orgulho de recebê-los aqui e de poder contribuir para fomentar a inovação no estado mineiro”, comenta Cesar.
A secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Rosiclei Caldato Dalagnol, ressaltou a importância da troca de experiências.
“A visita permite compartilharmos entre nós boas práticas e iniciativas consolidadas, ao mesmo tempo em que fortalece os laços, a aproximação entre as empresas incubadas e outros atores. O sistema regional de inovação de Pato Branco já se tornou referência nacional, sendo um ponto de visitação de diversas regiões do País. Esse reconhecimento gera orgulho para nós e reforça a importância do trabalho desenvolvido ao longo dos anos”, pontua Rosiclei.
Dois Vizinhos e Francisco Beltrão
No município, os profissionais visitaram o Conselho Municipal de Inovação, conheceram a atuação da Rede de Habitats, a Associação para o Desenvolvimento Tecnológico e Industrial do Sudoeste do Paraná (Sudotect) e visitaram a Kehpa Venture Builder, que atua com serviços de consultoria, outsourcing e fábrica de software, desenvolvendo negócios inovadores. Em seguida, a comitiva foi a Francisco Beltrão, onde conheceu o Ecossistema de Inovação local, além de fazer uma visita à Associação Comercial e Empresarial do município (ACEFB). A equipe também realizou uma visita técnica à Parseint, que atua no desenvolvimento de sistemas.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Francisco Beltrão, Cledson Lodi, lembra que o município efetuou em 2025 uma viagem para conhecer o ecossistema mineiro.
“Foi uma oportunidade em que conseguimos identificar muitos pontos positivos que dialogam diretamente com a nossa realidade e com o modelo que estamos desenvolvendo aqui. Um exemplo prático são os parques tecnológicos em Santa Rita e Itajubá, que hoje servem de base para a criação de um modelo próprio aqui em Francisco Beltrão e alinhado com as boas práticas. Por isso, esse movimento de aproximação é fundamental”, pontua Cledson.
A coordenadora da Rede de Habitats do Sudoeste do Paraná, Samara Pietrobon, reforça a importância de consolidar laços de parceria entre os ecossistemas.
“A experiência que tivemos visitando o ecossistema em Minas Gerais fortaleceu ideias e estratégias para os habitats de inovação de municípios como Dois Vizinhos e Francisco Beltrão. Agora, ao receber eles aqui, mostramos como isso foi aplicado em nosso contexto local e como essa troca gera aprendizados mútuos e fortalece uma rede nacional comprometida com a inovação e o desenvolvimento sustentável”, acrescenta Samara.

Encontros
Ao falar sobre as visitas e o conhecimento obtido durante cada conversa e encontro, o diretor da Agência de Inovação do Ecossistema Itajubá Hardtech, Maurício de Pinho Bittencourt, avaliou a relevância das trocas oportunizadas entre os ecossistemas.
“Não é possível falar de inovação, empreendedorismo e desenvolvimento baseado em ciência e tecnologia de forma isolada. Acreditamos que, para que os ambientes de inovação evoluam, é fundamental sair a campo, conhecer outros modelos e aprender com as boas práticas. Conexões como essas são essenciais. O Paraná vem se consolidando como uma referência em inovação, o que torna essa experiência ainda mais rica para todos nós. Voltaremos com bons exemplos e ideias”, concluiu Maurício.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias





