domingo, 11 de janeiro de 2026

Verão carioca pode ter 5,7 milhões de turistas e gerar R$ 12 bi

A temporada de verão de 2026 no  Rio de Janeiro tem potencial para gerar R$ 12,8 bilhões na economia local. A estimativa leva em conta o fluxo de visitantes entre 21 de dezembro de 2025 e 20 de março deste ano, período em que a cidade pode receber cerca de 5,7 milhões de turistas.

O levantamento foi realizado pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e Turismo (SMTUR-RIO) e pela Riotur. Do total de visitantes, aproximadamente 1,2 milhão devem vir do exterior, enquanto outros 4,5 milhões seriam brasileiros.

A expectativa é sustentada pelo desempenho recente do setor. No verão de 2025, o Rio registrou a entrada de 5 milhões de visitantes, número 14,2% superior ao observado no mesmo intervalo do ano anterior.

Saiba mais

Na ocasião, 918,5 mil turistas eram estrangeiros e 4,1 milhões vieram de outras regiões do país. O crescimento foi puxado principalmente pelo público internacional, que avançou 35,6%, de acordo com dados do Observatório do Turismo da Secretaria Municipal de Turismo.

“Após um ano de crescimento ininterrupto no turismo carioca, impulsionado por nosso projeto Rio o Ano Inteiro, que prevê um calendário oficial com impulso para eventos de diversos segmentos ao longo do ano, estamos nos preparando para receber o que esperamos ser o maior verão da história da cidade”, declarou Bernardo Fellows, presidente da Riotur, em entrevista à prefeitura da Cidade Maravilhosa.

“Para além do Réveillon e do carnaval, esperamos crescer também através de nossos roteiros naturais, como nossas praias, trilhas e picos. 2026 é logo ali e estamos animados para receber o mundo inteiro”, completou.

Osmar Lima, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico. também comentou o aumento de visitantes no Rio de Janeiro na temporada de veraneio. As paisagens paradisíacas, com destaque para as  praias, são frequentemente buscadas por turistas do Brasil e do mundo.

“O verão é uma das maiores vitrines da cidade, e os números mostram que o Rio está cada vez mais preparado para receber bem e gerar oportunidades. A expectativa para 2026 é de um novo salto na arrecadação e no turismo, com impacto direto na economia e na geração de empregos”, avaliou, em entrevista à gestão municipal.

Duda Maia, secretária municipal de Turismo da cidade do Rio de Janeiro, aponta que esse crescimento é fruto de estratégias feitas em anos anteriores, desde 2021.

“Esses resultados nos deixam muito felizes e confiantes de que estamos no caminho certo no desenvolvimento de políticas públicas para a promoção da nossa cidade maravilhosa. Tudo isso é fruto do que vem sendo investido e planejado para o turismo no Rio de Janeiro desde 2021, e olhando para o futuro”, argumentou à prefeitura carioca.

turismo.ig.com.br