domingo, 21 de dezembro de 2025

1º foguete comercial brasileiro tem nova data para lançamento

Divulgação

Hanbit-Nano

O foguete comercial brasileiro  HANBIT-Nano, desenvolvido pela empresa sul-coreana Innospace, tem nova data para lançamento. A operação, que foi adiada por necessidade de inspeção técnica, tem previsão para acontecer nesta segunda-feira (22), às 15h45, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

A nova tentativa veio após reunião entre a Innospace e a Força Aérea Brasileira (FAB), no último sábado (20). Na ocasião, foram revisadas a prontidão técnica e viabilidade de lançamento. A decisão também considerou os resultados da Avaliação de Conjunção de Lançamento (LCA), que mede os riscos de uma possível colisão com objetos espaciais.

A empresa sul-coreana selienta que o horário de lançamento pode ser ajustado devido às condições climáticas, pois, a previsão para esta segunda é de chuva.

“O desenvolvimento e as operações de veículos de lançamento envolvem tecnologias altamente complexas com muitas variáveis trabalhando simultaneamente. Durante o período de preparação restante, realizaremos inspeções completas e faremos o nosso melhor para garantir um lançamento seguro e bem-sucedido”, afirma Soojong Kim, fundador e CEO da Innospace.

O foguete Hanbit-Nano

O Hanbit-Nano é um lançador orbital de dois estágios, projetado para transportar até 90 quilos de carga útil a uma órbita de aproximadamente 500 quilômetros de altitude.

Hanbit-Nano
ForçaAerea Brasileira

Hanbit-Nano

Com 21,7 metros de altura, 1,4 metro de diâmetro e peso de cerca de 30 toneladas, o veículo integra uma nova geração de foguetes de pequeno porte, desenvolvidos para missões mais rápidas, com custos reduzidos e alto nível de confiabilidade.

O foguete levará a bordo um total de oito dispositivo s, sendo sete brasileiros e um indiano, que permitirão o estudo de um sistema de comunicação de baixo consumo energético. 

tecnologia.ig.com.br