sábado, 20 de dezembro de 2025

Hospital Regional é inaugurado e prefeito Marçal destaca pluralismo político em favor de Dourados


event_available 20/12/2025 |
access_time 14:39 horas

Autor da primeira emenda que garantiu o início da obra, prefeito lembra que o sonho que ele começou a sonhar sozinho foi comoartilhado pelo então governador Reinaldo Azambuja e virou realidade com o governador Eduardo Riedel

Clima festivo marcou entrega de importante obra que vai atender pacientes de Dourados e da região- Fotos-A. Frota

Neste dia 20 de dezembro, data em que celebra 90 anos de emancipação, Dourados inaugurou o Hospital Regional Olga Castoldi Parizotto, localizado na margem da BR-463, na saída para Ponta Porã. A solenidade de inauguração ocorreu durante a manhã, nas dependências da unidade de saúde e reuniu lideranças do setor de Saúde e autoridades políticas. Ao discursar, o prefeito Marçal Filho destacou que ação é um marco para a cidade e toda a região e, aproveitou o momento para reforçar o constante pedido de mais investimentos na saúde douradense.

“É um momento de grande importância para nossa cidade e para mais 33 municípios, mas nós precisamos de mais recursos no setor de urgência e emergência”, enfatizou. “É isso que tenho apresentado ao governador Eduardo Riedel e ao secretário de Estado, Maurício Simões, e conto com a sensibilidade deles para a demanda”, apontou o prefeito.

Ao destacar que os atendimentos vão beneficiar quase 1 milhão de pessoas de Dourados e região, o prefeito Marçal Filho recordou da sua caminhada política, quando em 2014, último ano do mandado de deputado federal, apresentou a emenda que garantiu o início das obras da unidade, que agora se torna realidade. “No meu último ano como deputado federal me reuni com os parlamentares da época e cada um escolheu a sua emenda de bancada e eu escolhi a construção do Hospital Regional de Dourados, o que na época era só um sonho e hoje se concretiza”, disse Marçal Filho ao destacar ações de toda a classe política envolvida no projeto.

O prefeito voltou a ressaltar que Dourados vive um novo tempo na política, com a união de políticos dos maia diferentes partidos e ideologias em favor do município. “Aceito ajuda de todos os políticos e faço questão de destacar o nome de todos aqueles que enviam emendas e ações para nossa cidade, porque não olho para o partido político de quem quer ajudar, mesmo porque o meu partido agora é Dourados”, enfatizou o prefeito ao citar nominalmente os parlamentares que trabalham por Dourados.

O Hospital conta com 100 leitos, divididos entre internação, UTI (adulto e pediátrica), e cuidados imediatos. A unidade também possui quatro salas cirúrgicas, voltadas para procedimentos de média e alta complexidade, incluindo especialidades como cirurgia geral, ortopedia, ginecologia, urologia e oftalmologia.

Para o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, o início das atividades da unidade, o que envolve ações conjuntas do Estado, município e Governo Federal, representa um grande avanço para a saúde em Mato Grosso do Sul. “Com essa inauguração, a gente estabelece um novo marco na saúde para Mato Grosso do Sul com apoio do Estado, do município e do Governo Federal, passos dessa nova ‘arquitetura’ do trabalho no segmento que está em um processo de construção permanente”, apontou.

Prefeito Marçal fala de como nova unidade agregará em atendimentos e aproveita para solicitar outros investimentos no setor

O secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Mozart Júlio Tabosa Sales, destacou que o Governo Federal tem trabalhado para ampliar continuamente os investimentos no Sistema Único de Saúde e tem estruturado programas para apoiar a formação de médicos especialistas, o que agregará no atendimento da população para as diversas cidades do Brasil e também para Dourados. Na oportunidade, ele ressaltou ainda potencialidades do município como a agricultura, a indústria e como polo estudantil.

Ao final da cerimônia, um parabéns com direito a um bolo foi entoado pelos participantes e uma Oliveira foi plantada para marcar o momento festivo e de legado e compromisso com o futuro.

HOSPITAL REGIONAL

O Hospital Regional contará com atendimentos controlados pela Central de Regulação Estadual, ou seja, não atende livre demanda. Os atendimentos de urgência e emergência para Dourados e os 33 municípios da região continuarão sendo feitos pelo Hispital da Vida e pela UPA. A expectativa é expandir e operar com 192 leitos no ano que vem, incluindo a ativação da hemodinâmica e de uma quinta sala cirúrgica, realizando mais de 1060 cirurgias por mês.

Vale recordar que a unidade funciona ao lado na Policlínica Cone Sul e do Centro de Diagnóstico e Especialidade Médica, entregue há três meses e que oferece exames de tomografia, ultrassonografia, mamografia, densitometria óssea, endoscopia, colonoscopia, raio-X, além de exames laboratoriais e atendimentos multiprofissionais.

portal.dourados.ms.gov.br